quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

“Cortiçadas” vs Direito ao sossego



Quem se lembra ?
"São conhecidas na nossa terra por nome de ”cortiçadas”, as algazarras que frequentemente se fazem de noite nos meios rurais e que em geral são acompanhadas de buzinas e latas velhas. O nosso concelho enferma, infelizmente do mesmo mal. Na vila propriamente dita não se nota isso, pois que como habitam pessoas civilizadas, logo poriam cobro a tais liberdades, mas o mesmo não se verifica nas redondezas onde meia dúzia de indivíduos se julgam com o direito de dar largas à sua falta (…), incomodando toda a gente.
Tal, tem-se verificado no vizinho lugar de Vila Verde, da freguesia de São Martinho e na freguesia de Sardoura, onde chegaram a tomar foros  da maior desfaçatez. Consta-nos que, o que dá azo a tal procedimento é o próximo casamento de um rapaz com uma mulher alguns anos mais velha do que ele! No facto não vemos que haja algo de anormal.
Sendo assim, há que as autoridades se imponham, aplicando o correctivo devido, antes que ocorrências lamentáveis se verifiquem e também para que haja sossego(…)”

No  Jornal “O Pejão”, na rubrica “Vida do concelho” a cargo de Evaristo L. Vasconcelos de Freitas fomos  encontrar (no n.º 37 Fev.º 1960) esta verdadeira pérola da nossa imprensa regional, no caso,  dando voz às preocupações sociais em defesa do sossego.

Sem comentários: