domingo, 10 de março de 2013

MOINHOS ABERTOS - 6 e 7 de Abril (no Parque das Tílias e Rio Sardoura)


Dia Nacional dos Moinhos – MOINHOS ABERTOS 2013

Nos dias 6 e 7 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo sétimo ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Nos dias 6 e 7 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de atividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

Nesse sentido, no concelho de Castelo de Paiva, com a indispensável colaboração dos seus proprietários e o apoio de diversas entidades públicas e privadas, estarão abertos ao público os seguintes moinhos: de moer linho e azeitona, (recuperados pela ADEP e instalados na Casa do Engenhos, Dr. Justino Strecht) - Parque das Tílias, Sobrado; de moer cereais no Rio Sardoura, no Cabril - São Martinho e em Troia - Sardoura.
No dia 6 - sábado será possível visitar o Museu "Primeiras Artes" da ADEP e participar em almoço tradicional com papas de farinha de milho. Deverá ser feita previamente inscrição através de 255 689 486 e adeppaiva@gmail.com 
Para saber mais ver página anexa.

Sem comentários: