domingo, 31 de março de 2013

O rabelo, o turismo a partir do Douro




Em 1988 Castelo de Paiva e a ADEP podem orgulhar-se de com um corpo de antigos marinheiros ter hospedado e conduzido no rabelo “Douro Paiva” o mais alto magistrado na Nação – O senhor Presidente da República, Dr.  Mário Soares e sua comitiva (foto anexa) na descida do Douro, apoteótica no Porto, como era seu desejo como forma de se inteirar das grandes linhas de desenvolvimento do Douro.
Em 2005 publicamos no TVS – Terras do Vale do Sousa, enquanto nos deixaram, entre outros, o texto na página anexa que procura lembrar-nos da valia da nossa história e do importante recurso que constitui a nossa situação geográfica. Falamos também da epopeia que foi reunir artesãos construtores e marinheiros para construir (em 1986) um rabelo e pô-lo a navegar,  “obrigar” a administração pública a legalizá-lo e a encarar um projeto de turismo para o Douro.
O Rio, o turismo a partir do Douro, o artesanato e o saber das gentes, nas suas mais variadas áreas de vida, são um potencial que tem sido ignorado. Este desprezo, como erro que é,  há-de pagar-se caro…numa terra  “do leite e mel” a que chamaram já “ Suíça Portuguesa”, onde ao longos séculos se formaram homens de trabalho e engenho que de longa data dominaram as artes da pesca dos sáveis e das lampreias com que pagavam os foros e aprenderam a confecionar lautas refeições, para venerar os seus santos, trabalharam na mina, amanharam a terra, cultivaram o pão, o vinho, o azeite e o linho,  desbravaram as terras, construíram socalcos,   igrejas e capelas, construiram casas e caminhos, fontes, levadas e moinhos; teares onde teceram o bragal, para as suas roupas, e até os barcos com que comerciaram no Porto todas as qualidades de fruta, animais e produtos agrícolas, onde não faltava também o mel, a compota e a manteiga.
Hoje, volvidos estes anos, mergulhados na crise que todos conhecemos, constatamos que perdemos esse trilho e desconhecemos  se ainda  o saberemos reencontrar.


 












escreveu Martinho Rocha

Sem comentários: