sábado, 25 de maio de 2013

Folha de serviço, na Arqueologia!

Hoje 18 de Abril de 2018 que registamos mais alguns valores inéditos e valiosos do ponto de vista histório-ambiental (penedos com formas zoomórficas e antropomórficas), lembramos o que já temos, temos dito, e pouco valorizamos!






Do período romano detectamos minas em Pedorido e Real, necrópoles (antigos cemitérios onde se depositavam as cinzas) em Real, Sardoura e Sobrado. Foi descoberta uma ara votiva (pagã) em São Martinho. Muitos monumentos megalíticos (mamoas) em Bairros, Paraíso, Raiva, Real e Sardoura a maior parte totalmente desconhecidos. Inventariamos vestígios da idade média  em Fornos (Ilha dos Amores e sepultura no Crosso)  e São Martinho  (cabeceira de sepultura) .
Efectuaram-se escavações em alguns locais, classificaram-se monumentos. Fotografou-se e divulgou-se um património desconhecido.
Nalguns casos apenas demos a notícia do achamento e pedimos proteção adequada. Graças à nossa dedicação gerou-se um intercâmbio promissor com escolas, universidades e investigadores. Foi pedida a classificação de alguns monumentos (Edificio da Cadeia, Casa e Quinta da Boavista, Portal da Serrada, Portão do Adro Real, etc.). Com o especial apoio de particulares foi possível intervir e criar zonas de protecção a dois monumentos (Marmoiral e Mamoa 1 de Carvalho Mau). Publicaram-se estudos e relatórios dos trabalhos (Levantamento Arqueológico de Castelo de Paiva, Necrópole de Valbeirô, Sardoura e Ara de Vila Verde).
De 1980 a 2013 foi imensa a actividade na área da arqueologia. Nem sempre reconhecido esse trabalho e mal apoiado muito do conhecimento adquirido corre riscos de se perder. Não temos ainda um museu. O  concelho valoriza muito pouco as nossas referências do passado que atestam uma ocupação plena e permanente do nosso território.
Há com certeza muitos segredos por revelar!












em 25 de Maio de 2013
Martinho Rocha

Sem comentários: