domingo, 12 de maio de 2013

Tentativa para mudar a viagem dos barcos, entre a Praia do Castelo e o Porto...

foto foto António S. Pereira. "Tentativa para mudar a viagem dos barcos, entre a praia do Castelo e o Porto, de domingo para segunda", é mais um texto publicado a propósito dos 25 anos da ADEP no jornal TVS (está na página anexa - na entrada: construiu-se o rabelo) que é uma reflexão sobre o nosso imenso potencial de memória que não tem sido devidamente aproveitado e que nos transporta para as preocupações da Igreja, face ao "mau costume" laboral instalado, na década de 30 do séc. passado.
De sublinhar que nesta iniciativa esteve o empenho do carismático Padre de Fornos, José S. Correia de Noronha, de que já falamos a propósito da construção do Cruzeiro existente na Praça da Indepência (*).



(*) segundo o texto de João Bernardo Galvão Teles in Contributos para o Futuro Arquivo de Arouca) o Padre José Soares Correia de Noronha, é natural de Alvarenga - Arouca,  da Casa da Chieira.
Foi durante muitos anos abade de Fornos, no concelho de Castelo de Paiva, e - a exemplo do que muitas vezes sucedia nesses tempos - andou nos meandros da política: em 1933 foi integrado como vogal na Comissão Concelhia de Castelo de Paiva da União Nacional, em 1937 foi nomeado presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Castelo de Paiva. Em 1940, foi um dos secretários da sessão de inauguração do Cruzeiro da Independência, também em Castelo de Paiva.
Ainda em plena II Grande Guerra, corria o ano de 1942, foi nomeado para integrar a Comissão Reguladora do Milho em Castelo de Paiva e, no mesmo ano, foi nomeado vogal do Grémio da Lavoura da mesma localidade.
Em 1950, prestou-se sentida homenagem ao padre José Soares Correia de Noronha, pelas suas bodas de ouro sacerdotais e pelas bodas de prata como pároco de Fornos.

2 comentários:

Noron disse...

O Padre José Soares Correia de Noronha foi pároco na freguesia de Fornos - e Presidente da Câmara de Castelo de Paiva em 1937 mas dizem os arquivos que ele era natural do Lugar de Noninha, Alvarenga, Arouca e não do Lugar da Chieira, como se vê que foi acrescentado por alguém!...

Noron disse...

Gostava de saber realmente a origem do sr. Padre José Soares Correia de Noronha.
Noron