quinta-feira, 25 de julho de 2013

Onde estava a Torre de Vegide ? - A visão de Lousada Soares !


A cultura ao serviço do desenvolvimento !

Hoje damos a conhecer um pouco do estudo e da minucia da interpretação das diversas fases de construção e reconstrução da casa da Torre de Vegide. Lousada Soares, neste caso observou, estudou, fotografou e anotou os comentários que se lhe ofereceram e que beneficiam da sua avalisada formação da área da engenharia. Hoje este trabalho constitui um desafio aos nossos historiadores e arqueólogos para as novas abordagens que se impõem.

Uma maior divulgação das raízes de Santo António, como está a acontecer com esta publicação de Mário Gonçalves Pereira, criará uma maior consciencialização na população da importância dos nossos valores patrimoniais e imateriais. As novas gerações, mais informadas e participativas, hão-de ser capazes de exigir outras prioridades, linhas de orientação e até de rutura com o estado de abandono, desinteresse - e de saque em alguns casos - a que o município vem assistindo serenamente nos monumentos e espaços arruinados da Boavista, Vegide, Gondim e Frutuária, apesar do legado formal que lhe fez o Conde de Castelo de Paiva e destes outros legados imateriais de outros tantos paivenses generosos e laboriosos.

Este e outros documentos que constituem o Levantamento do Património de Castelo de Paiva, legado à ADEP é parte do acervo do arquivo fotográfico Luís Lousada Soares, que tem estado disponível ao público apenas nas exposições pontuais e ocasiões festivas, como no dia da feira do séc XIX, assim o permitem os parcos meios e apoios de que dispõe.

Sem comentários: