segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Este ano, no Natal, decida-se e ofereça: "Santo António de Lisboa - encontro nas origens - Castelo de Paiva”.


Gondim, Serrada e Casa da Torre de Vegide, encerram segredos que podem revelar-se . Há fases de construção que são medievais concerteza !

Lousada Soares, que tivemos o privilégio de acompanhar, deu a conhecer um pouco do estudo que aí fez (no caso, da reconstrução da casa da Torre de Vegide). Além disso fotografou e escreveu ! A sua formação dá credito à bondade do seu estudo e vaticínio. Ficam reservadas aos historiadores e arqueólogos novas abordagens.

Uma maior divulgação das raízes de Santo António, como está a acontecer com esta publicação de Mário Gonçalves Pereira, criará uma maior consciencialização na população da importância dos nossos valores patrimoniais e imateriais. As novas gerações, mais informadas e participativas, hão-de ser capazes de exigir outras prioridades, linhas de orientação e até de rutura com o estado de abandono, desinteresse - e de saque em alguns casos - a que o município vem assistindo serenamente nos monumentos e espaços arruinados de Vegide, Gondim e Serrada, apesar do legado formal que lhe fez o Conde de Castelo de Paiva.

Certo é que a voragem do tempo vai apagando os sinais dos nossos egrégios testemunhos, efeito também da incúria humana … A batalha pode travar-se ainda que com outras armas, haja empenho, lucidez, adesão à causa. Exemplo disso é a publicação recente de Mário Gonçalves Pereira "Santo António de Lisboa - encontro nas origens - Castelo de Paiva”. Uma das três publicações que este ano a ADEP dá à luz, para recordar também a efeméride da atribuição do Foral à Terra de Payva, em 1 de Dezembro de 1513.

Temos em Paiva um produto que eleva a nossa memória a uma dimensão espiritual e terrena grandiosa. Paiva merece ficar associada ao roteiro da vida e obra de Santo de António e estamos certos que a divulgação desta obra contribui para engradecer, cuidar e divulgar melhor, o nosso património material e imaterial que lhe está associado.

Este ano, no Natal, decida-se e ofereça: “"Santo António de Lisboa - encontro nas origens - Castelo de Paiva”. (á venda em Castelo de Paiva: na ADEP, na Tabacaria Mil e no Intermarché )

Sem comentários: