terça-feira, 18 de março de 2014

Pedido de Classificação da Ponte Velha de Pedorido

Seguiu hoje para o IGESPAR o 
"Pedido de classificação da Ponte Velha de Pedorido

Enquadramento

Na sua última reunião ordinária realizada em dezembro p.f., a Direção da ADEP (Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva) deliberou avançar com o processo do pedido de classificação da Ponte rodoferroviária de Pedorido, como Monumento de Interesse Público.
O processo que agora se instrui e suporta pedido a endereçar ao Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, corresponde aos anseios das gentes de Castelo de Paiva e de Pedorido, designadamente do Movimento de Defesa da Ponte Centenária de Pedorido, em ver classificado aquele imóvel patrimonial com a sua elevação à categoria de Monumento de Interesse Público.

No sentido de corresponder ao pedido que lhe foi endereçado, em pareceria com o referido Movimento a ADEP já desenvolveu no ano transato algumas iniciativas com vista a uma maior divulgação do valor em causa. De destacar a edição de milhar e meio de calendários de parede para ano 2014. Esta atividade de divulgação contou com a simpatia e forte apoio dos empresários e comerciantes de Castelo de Paiva, alguns dos quais estabelecidos também em terras vizinhas designadamente na cidade do Porto.(...)"

Sem comentários: