sábado, 10 de maio de 2014

Feira de Nojões - Domingo 11 de Maio


Recriar a Feira de Nojões é recordar vivências dos tempos mais longínquos, datas incontornáveis como a da entrega em Vilar de Nojões do Foral de Payva (a 6 de Maio de 1517), e seu términus em 1968. Assim, numa lógica de respeito e valorização da história pretende-se, através de um conjunto de expositores e stands, promover e retratar a identidade do concelho de Castelo de Paiva. Com esta recriação pretendemos dar mais vida ao local e suas gentes.
Para tal contamos com a presença de artesãos, produtores agrícolas e animação; demonstrações de como trabalhar o linho e outras tarefas domésticas vão estar a cargo do Grupo do Linho e Escola de Música de Real. Como não podia deixar de ser, presente estará a gastronomia da época desde as papas aos rojões ao pernil, e muito mais… o pão de milho e o Vinho de Paiva.

 
A organização da Feira de Nojões conta com a parceria das seguintes entidades: COOPERATIPAIVA- Cooperativa de Serviços e Agricultura, CRL, a ADEP- Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico - Cultural de Castelo de Paiva   ASCRN-  Associação Social  Cultural e Recreativa de Nojões e com o apoio da Junta de freguesia de Real e Câmara Municipal.

Sem comentários: