sábado, 12 de março de 2016

III . actividade desenvolvida e propostas apresentadas / As pias dos Mouros

Em defesa do património construído e de memória...



Estivemos lá...

"a)      Património edificado e de memória a Santo António. Este ano tendo coincidido com um sábado o dia de Santo António organizamos uma caminhada,  com saída do Parque das Tílias, pelos locais onde há património edificado e de memória  das famílias do Conde e de Santo António. Uma oportunidade para constatar e dar a conhecer o estado de degradação, vandalismo e até de saque em que se encontra  o património construído. Não tivemos acesso à Casa  e Quinta da Boavista. A iniciativa contou também com a participação do Grupo de Escuteiros 1258 de Fornos. O evento terminou no Parque das Tílias com um convívio/sardinhada tendo-se seguido a habitual apanha de flor de tília, evento também aberto à população;"
(transcrito do relatório das actividades em 2015 a ser discutido e votado na próxima assembleia)


E  temos  tido propostas para melhorar...


                                                        Pias dos Mouros, Vegide


"c) – PIAS DOS MOUROS – continuamos a insistir na necessidade de reclassificar alguns sítios. Insistir na sinalização, estudo protecção e divulgação de outros. Mantemos disponibilidade para colaborar  com União de Freguesias de Sobrado e Bairros  e Câmara Municipal na construção de uma zona de protecção e de interpretação às Pias dos Mouros (à imagem do que se fizemos em Carvalho Mau em 2011 e no Marmoiral nos anos 90)."

(transcrito do Plano de actividades para 2016 a ser discutido e votado na próxima assembleia)
Transcrevemos Texto da Dir. Reg. Cultura Norte o que se diz sobre monumento copm caracteristicas semelhantes; o Santuário Rupestre de Panóias, Vila Real: devoção e sacrifício há 2000 anos "Mandado construir na transição do séc. II para o séc. III pelo senador romano Caius Calpurnius Rufinus, dedicado às divindades Infernais, encabeçadas por Serápis, e às divindades dos Lapiteas, grupo étnico indígena da região. Nos 3 templos, erigidos sobre imponentes afloramentos graníticos, tinham lugar rituais de iniciação, culminando a procissão na cerimónia da incubatio, ou da morte ritual, sepultamento e ressurreição simbólica dos iniciados"

Sem comentários: