domingo, 28 de agosto de 2016

1.º HOTEL DE CASTELO DE PAIVA DATA DE 1899.

Memórias que fazem a História
HOTEL RIBEIRO
O 1.º HOTEL DE CASTELO DE PAIVA
MEMÓRIAS DE UM HÓSPEDE
Era o ano de 1951. No mês semi-escaldante de Julho, nos dias 16 e 17, ocorreram na Escola nº1 de Sobrado, sita na Rua Emídio Navarro, rua ainda sem toponímia naquela data, a prestação de provas do exame da designada 4.ª classe, ou 2.º grau, de alguns alunos do concelho entre eles três oriundos da Escola mista de Folgoso, freguesia da Raiva: José Mendes Leitão, Manuel Duarte de Almeida e o autor destas linhas Mário Gonçalves Pereira.
As provas decorreram em dois dias consecutivos, sendo o primeiro destinado a prova escrita e o segundo a provas orais.

Dado que os transportes públicos ou privados praticamente não existiam entre Sobrado e as localidades do baixo concelho, zona do Couto Mineiro do Pejão (embora já houvesse em Sobrado um carro de Praça), meu pai resolveu instalar-me no HOTEL RIBEIRO, na noite de 16 para 17. Não me recordo se meus companheiros de escola também aí pernoitaram. O júri dos exames foi presidido pelo professor Lobo, da Escola de Fornos, secundado pelas professoras da escola de Sobrado Arminda Gonçalves da Cunha e Aida Moura.







                                  Foto inserida em reportagem do mensário O Pejão da época

O Hotel, de 1899, o 1.º e único que existia em todo o concelho, com vista para o Largo do Conde, (à data da sua inauguração, ainda no tempo da Monarquia, nem sequer havia sido executada a estátua do Conde) ostentava em duas fachadas a designação: HOTEL, e também funcionava como Restaurante, como atesta a imagem.

O proprietário, Alfredo Augusto Ribeiro *, ainda possuía no rés-do-chão um estabelecimento Comercial. Pelo aspecto do candeeiro suspenso na fachada da rua, a iluminação seria a gás ou petróleo dado que a electricidade em Sobrado foi inaugurada só a 26 de Fevereiro de 1939.
A propósito deste Hotel, escreveu Guido de Monterey no seu livro de Agosto de 1997, Castelo de Paiva – Terras ao léu:
“HOTEL RIBEIRO, um hotel de cujas janelas se viu passar a história do concelho de Castelo de Paiva, sito ao Largo do Conde de Castelo de Paiva teve a sua inauguração solene a 20 de Agosto de 1899”.
“Novo hotel (Hotel Ribeiro) do Sr. Alfredo Augusto Ribeiro, no centro da Vila, inaugurado a 20 de Agosto de 1899”. (Do jornal “O Primeiro de Janeiro” de 3 de Setembro de 1899).
Embora no rés-do-chão, deste edifício, através dos anos, tenham aberto as portas ao público várias entidades comerciais, que lhe foram dando vida, do restante não existe mais do que uma recordação de outrora, uma lembrança de saudade dos tempos idos de quem por ali passou, como foi o meu caso, e que fica para a História.
Castelo de Paiva, 20 de Agosto de 2016                              
Mário Gonçalves Pereira 




* Alfredo Augusto Ribeiro é também uma personalidade da politica local republicana, tendo sido Presidente da Câmara a seguir à queda da Monarquia. Para falar sobre este e outros destacados actores da politica local voltaremos.

Sem comentários: