domingo, 6 de novembro de 2016

Membro da Ordem Franciscana de Pádua, vai visitar locais de Santo António em Paiva!





Frei Severino membro da Ordem Franciscana de Pádua que assume a Paróquia de Santo António dos Olivais em Coimbra, vai efectuar visita aos locais de Santo António em Paiva. Frei Severnio é o director do Mensageiro editado em Santo António dos Olivais e correspondente de MESSAGGERO Di PADOVA e pretende visitar as Casa da Torre de Vegide e os Paços de Gondim e obter imagens do brasão do portal da Serrada onde se encontra o escudete dos Bulhões que é o mesmo que adotou a cidade de Padua (em cuja Catedral se encontra o túmulo de Santo António de Lisboa  - ele que também era membro da Ordem dos Franciscanos, como acontece com o Papa Francisco).

Foi solicitada ajuda à ADEP para esta visita, agendada para o próximo dia 21, visita que queremos constitua uma oportunidade para fazer despertar nas instituições e empresas, ideias de intercâmbio e associação a toda esta temática. Constitui uma honra para Castelo de Paiva e é já a segunda vez que recebemos visita a esses locais de elementos da paróquia de Santo António dos Olivais.
Temos em Paiva locais onde há evidências materiais que alguns autores, desde o século XIX, e a tradição oral ligam à família de Santo António. Uns e outros testemunhos contribuem para não deixar cair no esquecimento uma imagem de Paiva a par de outros locais e cidades de vida de Santo António.
Ligar Lisboa, Pádua, Santo António dos Olivais (Coimbra) e Paiva num itinerário está num horizonte cada vez mais próximo. Estamos a trabalhar tendo em vista esse roteiro temático e para que ele se torne mais praticável e obtenha alguns incentivos das instituições do turismo e da sociedade civil.
Acreditamos que temos em Paiva um produto que eleva a nossa memória a uma dimensão espiritual e terrena grandiosa. Paiva merece ficar associado ao roteiro da vida e obra de Santo de António e estamos certos que a divulgação das obras e dos locais contribui para engrandecer, cuidar e divulgar melhor, o nosso património material e imaterial que lhe está associado.

Aceitamos inscrições para acompanhar esta visita, mas o numero é limitado.


P.S. - Este ano, no Natal, decida-se e ofereça "Santo António de Lisboa - encontro nas origens - Castelo de Paiva” de Mário Gonçalves Pereira, edição da ADEP (á venda, em Castelo de Paiva,no Posto de Turismo, no Hotel da Raiva, na ADEP, na Tabacaria Mil e no Intermarché ) mais em adep-paiva.blogspot.com

Sem comentários: