domingo, 16 de julho de 2017

Vamos reabilitar o quê ?



Figura 54 Património imóvel da ARU da Vila de Sobrado
Fonte: SIG do Município de Castelo de Paiva

Sistema de Referência: PT-TM06/ETRS89




Programa Estratégico  de Reabilitação Urbana do Município de Castelo de Paiva

Estamos na recta final e faltará apenas  uma semana (como determina o aviso publicado no DR de      14 de Junho) para quem queira se possa dirigir à Câmara Municipal e deixe o seu contributo, no uso do seu direito de participação, no âmbito da discussão pública de tão importante documento.

A vontade de todos nós em cuidar da melhor forma do nosso património edificado, seja ele propriedade privada ou colectiva, está condicionada pelas opções e critérios que terão de ser aferidos num processo legal que atenda às prioridades e ao interesse público, como é  natural que assim seja.
E porque assim é, o assunto a todos interessa e diz respeito – sabendo nós que esta matéria não é indiferente aos grandes interesses imobiliários – só num processo com a maior abertura à divulgação e participação pública se poderá garantir a transparência necessária.

O envolvimento e participação de todos  neste processo poderia ganhar para a causa pública mais apoio e compreensão  sobre a urgência e  justeza  da intervenção pública em espaços emblemáticos e históricos sejam eles públicos ou  privados de uso público, tantos são os problemas de degradação a que assistimos. Não encontramos referenciado algum do património edificado e monumentos que muito representa para a história da terra (em Sobrado por exemplo: Pias dos Mouros, Capela e Casa Torre de Vegide, Paço de Gondim e Portal da Serrada).

Quando tantos meios se mobilizam hoje em dia para divulgar o mais insignificante dos acontecimentos domésticos, um assunto desta importância parece bastar-se com um simples aviso no Diário da República...

Sem comentários: