quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Tese de doutoramento cita a obra de Mário Gonçalves Pereira!


O conhecimento científico alicerça-se na exposição de teorias e consequentes revisões pelos seus pares. A revisão pelos pares é de extrema importância, pois, só ela poderá reconhecer, ou não, cientificamente uma teoria.
Assim é com grande orgulho que a ADEP vê o livro "Santo António de Lisboa. Encontro nas Origens" realizado no âmbito das atividades da ADEP, pelo associado Mário Gonçalves Pereira, ser citado na tese de doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura, denominada "Do altar ao palco - Santo António na tradição literária, artística e teatral em Portugal e em Espanha", apresentada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no ano de 2014, pela investigadora Isabel Maria Dâmaso de Azevedo Vaz dos Santos.

“A discussão em torno da origem do apelido Bulhões e da sua atribuição à família de Santo António mantém-se viva e prova disso é a publicação, em 2013, de Santo António de Lisboa. Encontro nas origens. Castelo de Paiva, da autoria de Mário Gonçalves Pereira, que pretende demonstrar que os pais de Santo António eram oriundos da zona de Castelo de Paiva, com base na descrição genealógica existente dos Bulhões de Santa Cruz das Serradas. 37 Jorge CARDOSO, Agiologio Lusitano”.
A tese foi orientada pelo Professor Doutor João David Pinto Correia e pela Professora Doutora Maria de Lourdes Cidraes, especialmente elaborada para a obtenção do grau de Doutor em Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Estudos Portugueses.


Castelo de Paiva vai assim amealhando contributos que são importantes recursos para amanhã se habilitar a integrar a roteiro internacional da vida e obra de Santo António. 
Momento para reconhecer, também aqui, o trabalho e empenho que Mário Gonçalves Pereira vem dedicando às causas da cultura no âmbito das actividades da ADEP.

Esta obra está à venda na ADEP, na Casa de Payva/ Posto de Turismo , Intermarché e Tabacaria Mil

Sem comentários: