domingo, 26 de novembro de 2017

Sábado dia 2 vamos recolher sementes na Quinta da Boavista!


Como vem anunciando a ADEP vai proporcionar aos interessados, associados, amigos e população em geral uma iniciativa de recolha de sementes que serão depois encaminhadas para viveiro e/ou reflorestação.
Esta iniciativa nasce para complementar e reforçar o projecto candidatado pela ADEP, aprovado e financiado pelo IPDJ -Instituto Português do Desporto e Juventude que está a promover a ação de longa duração  “Voluntariado Jovem na Floresta – Juventude Ativa”, enquadrada no programa «Agora Nós». Esta ação de voluntariado jovem visa a preservação dos recursos florestais e ecossistemas relacionados, bem como a prevenção dos incêndios florestais, através da sensibilização das populações para uma maior consciência ambiental. A ADEP ocupou neste projecto 6 jovens, que neste outono, realizaram um reconhecimento e identificação de espécies autóctones, em quatro locais emblemáticos da Vila: Parque das Tílias, Pia dos Mouros, Quinta do Pinheiro e Quinta da Boavista.
Pretende-se também dado o actual quadro de catástrofe no panorama florestal do concelho (devido à monocultura de eucalipto e incêndios) transformar esta iniciativa numa campanha anual participada por crianças, jovens e adultos, cientes do exemplo cívico e da atitude que a todos compete.
Fica o convite para dia 2 na Quinta da Boavista, todos vamos dar uma oportunidade às sementes!
Aparece e ficarás a conhecer melhor a Quinta da Boavista e um dos poucos bosques com potencial para fornecer sementes que podem ajudar a regenerar a nossa floresta autóctone.

A ADEP à semelhança do que vem fazendo em anos anteriores vai também este ano ceder árvores que foram criadas no Parque das Tílias, mormente árvores de sombra (tílias e carvalhos franceses) mas também algumas fruteiras.
Assim, os associados, juntas de freguesia,associações e demais interessados poderão fazer chegar o seu pedido junto da direcção (pedido que avaliaremos, considerando que contamos repartir  com os interessados os custos do arranque).





























ADEP

Sem comentários: