domingo, 31 de dezembro de 2017

"Silêncio", o Filme de Scorcese e o missionário de Fornos, Castelo de Paiva!

                                              Igreja Paroquial de Fornos

O Cinema, hoje dá-nos a oportunidade de comparar e conferir  a heroicidade e espírito asceta  de Manuel de Abreu (que floresceu em virtudes, segundo as memórias paroquiais e o tombo da freguesia de Fornos), nas personagens de Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe, e outros anónimos, que como ele, acabaram mortos e sofreram na carne e na alma  as atrocidades retratadas pelo firme “Silêncio”.
É de Fornos, da Casa do Covelo Manuel de Abreu, missionário apostólico, da Companhia de Jesus, do Reino de Touquim -  Império de Japão que também padeceu de martírio naquela Corte de Touquim, pela fé de Jesus Cristo, em 12 de janeiro de 1737. 
Castelo de Paiva desde remotas datas da sua história que nos surpreende com factos e pessoas que nos levam para a dimensão do imaginário, tal é hoje em dia o nosso distanciamento aos valores e práticas então em voga, que nos recusamos até, nas mais das vezes, a acreditar e reconhecer. São igualmente de Paiva alguns fidalgos que fizeram a  “guerra santa”, em nome da cristandade, que acompanharam D. Joao II e D. Sebastião, como é o caso do avô deste nosso missionário!


Desde sempre a diversidade de religião dos povos os fez sofrer perseguições e crueldades. Os cristãos no Japão no séc. XVII também são disso um triste exemplo. O regime ditatorial de Tokugawa foi implacável na erradicação do cristianismo e quaisquer influências europeias e o filme “Silêncio” de Scorsese baseado na obra homónima escrita pelo japonês Shusaku Endo (que, com esta obra, recebeu o prestigiado Prémio Tanizaki) retrata de forma realista este drama histórico num Japão empobrecido.

Em 1633, quando a Companhia de Jesus recebe a notícia de que o missionário Cristóvão Ferreira teria renunciado publicamente à Fé Cristã, Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe, dois dos seus discípulos mais fiéis, decidem partir para o Japão para o confirmar.


O JN passa revista ao que, na sua opinião, de mais significativo aconteceu nas artes ao longo de 2017 e destaca este filme entre os melhores do ano, que não sendo o melhor de Martin Scorcese, qualifica valer mais que todo o cinema que está em estreia “filmar o silêncio e a fé não é para todos e Scorcese é dos raros mestres a ser capaz de o fazer”.


Recordamos que são de Scorcese: “Taxi Driver”, “O Touro Enraivecido”, “Tudo Bons Rapazes”, “Kundun” ou, mais recentemente, “O Lobo de Wall Street”, ele que estudou para ser padre e acabou por se virar para o mundo do cinema. O Cristianismo sempre esteve presente na sua obra, sendo o expoente máximo disso “A Última Tentação de Cristo”, o polémico filme de 1988.  
O elenco conta com Andrew Garfield, Adam Driver, Liam Neeson, Tadanobu Asano, Issei Ogata, Shinya Tsukamoto, Yoshi Oida Yosuke Kubozuka, Ryo Kase e Nana Komatsu, entre outros.

Agora que o filme está disponível no canal  TV CINE (tv cabo), veja!

































Martinho Rocha

Sem comentários: