domingo, 1 de abril de 2018

Oliveiras no Largo do Conde e eucaliptos no Largo da Feira – estas são as novas árvores a plantar!





A decisão vem na sequência de um estudo encomendado no âmbito do projecto “Orçamento Participativo” lançado este ano pela Autarquia, que refere ter auscultado a população e que a mesma elegeu estas árvores por as considerar as mais adequadas, tendo em conta, no caso dos eucaliptos, a simpatia de que beneficiam pois são as árvores mais cuidadas e plantadas no território paivense desde os anos noventa (note-se que temos mais  eucaliptos  que  videiras – estas  que nos dão o famoso verde de Paiva). Queridos como são estão  assim encontradas  as árvores que dão mais garantias de cuidados por parte dos utilizadores do espaço da Feira, na antiga Veiga de Mogos ( um bonito nome a resgatar pela toponímia)…
Por sua vez no Largo do Conde a substituição vai fazer-se com oliveiras. Chegou-nos ao conhecimento que foi requisitado aos serviços oficiais da agricultura um primeiro lote de 6 oliveiras de grande porte e copa, que serão as primeiras a substituir as tílias recentemente abatidas. Esta substituição não deverá criar qualquer impacto ou diferendo negativo , associadas como eram as tílias à República, uma vez que as oliveiras são um símbolo universal da Paz; sendo que a razão da sua escolha, em respeito pelo mesmo estudo, está no facto de ser a árvore que melhor suporta as habituais e sádicas podas que os entendidos da arte gostam de praticar e exibir… vasto é o catálogo, pelas nossas ruas e parques…
A foto faz já parte da história. Com estas mudanças duas novas imagens vamos portanto passar a ter nas duas praças mais centrais da Vila!

Aladino do Pejão

Sem comentários: