domingo, 18 de novembro de 2018

LIPOR vs AMBISOUSA: copiemos os bons exemplos!


Boa prática de utilização de ecoponto? (Cruz da Carreira em 18/11)

Com  enorme sucesso, também em Gondomar já há meio ano que em determinadas zonas residenciais, se faz a recolha selectiva de resíduos, porta a porta. 
Esta recolha selectiva porta a porta integra um projecto comum de 8 concelhos da LIPOR (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde). Em cada residência aderente foram entregues 4 contentores de cores diferenciadas para a separação de papel/cartão, embalagens plásticas e de metal, embalagens de vidro e de resíduos indiferenciados, havendo para cada um deles um dia de recolha.
Um bom exemplo para higiene e saúde pública, com vantagens para a economia de meios, que tornará desnecessários os tradicionais contentores e seu serviço de recolha, e também de participação cívica considerando que é um dever do cidadão proceder à separação dos resíduos, segundo as Directivas Comunitárias e a Legislação Nacional.
Esta politica servirá no futuro próximo para implementar um novo sistema de facturação, ao encontro do princípio poluidor-pagador, no sentido de que” quem separa mais paga menos”.
O Vereador do Pelouro do Ambiente de Gondomar dirigiu recentemente aos seus munícipes , da área do projecto, uma circular balanço e de agradecimento pela participação, informando que nos dois próximos anos este sistema abrangerá 20.000 residências de Gondomar, alargando-se progressivamente a todo o concelho até 2030.


E por cá ?
Os bons exemplos devem ser copiados e replicados. Castelo de Paiva integra o sistema intermunicipal da  Ambisousa (Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel). Do recorte que segue abaixo percebemos que se trabalha na autarquia e na Ambisousa para atingir os rácios (de 32 Kg por ano) per capita, fixados para a recolha selectiva, e que é necessário um esforço adicional de 9 Kg per capita por ano, em relação ao conseguido actualmente (23 Kg)  Gostariamos de ajudar e pela nossa parte lamentamos, por exemplo, que depois de passados vários anos para conseguir a cedência de um ecoponto, seja necessário tanto tempo para que os serviços do ambiente se pronunciem sobre o local para colocação de um ecoponto no Parque das Tílias!



recortamos da página da AmbisousaReforço da Recolha Selectiva
No âmbito da candidatura aprovada pelo POSEUR para Reforço da Recolha Seletiva estava prevista a densificação da rede de ecopontos existente no Vale do Sousa, contribuindo desta forma para o aumento do grau de cobertura da população. 

Prevê-se desta forma evoluir faseadamente dos atuais 1.000 ecopontos existentes para 1.461 unidades. Este incremento de 461 ecopontos, que serão distribuídos pelos 6 municípios do Vale do Sousa, permitirá melhorar a acessibilidade ao serviço de recolha seletiva e subsequentemente o aumento dos quantitativos recolhidos seletivamente.
Sem a densificação da atual rede de ecopontos e as melhorias previstas nos centros de triagem não será possível o cumprimento das metas fixadas para a Ambisousa, entre as quais a meta de retomas de recolha seletiva que, no ano de 2020, deverá ser de 32 kg per capita por ano. 
De realçar que em 2017 as retomas de recolha seletiva resultaram em 23 kg per capita por ano, o que envolve um esforço adicional de 9 kg per capita por ano. Este esfoço poderá ser mais facilitado com a disponibilização à população destes 461 novos ecopontos, traduzindo-se numa maior proximidade às habitações e perspetivando uma maior separação multimaterial.
A distribuição dos 461 ecopontos pelos vários municípios da Ambisousa obedeceu integralmente às expetativas e solicitações destes, estando o nº de equipamentos inscritos nos seus PAPERSU municipais (Planos de Ação para o Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos).
Assim, após o lançamento de um concurso público para a aquisição de 461 ecopontos à Ambisousa, prevê-se, ao longo de 25 semanas, a entrega faseada de 75 ecopontos em Felgueiras, 150 em Lousada, 90 em Paços de Ferreira, 24 em Castelo de Paiva, 78 em Paredes e 44 em Penafiel. 

Neste momento, encontram-se já distribuídos um total de 196 ecopontos, cerca de 43% do total de equipamento.  

Sem comentários: