sexta-feira, 22 de março de 2019

Haja plantadores!








Já foram carregadas cerca de 1000 carvalhos e outras espécies no viveiros da ADEP para serem plantadas amanhã em S. Domingos! Prevê-se que cerca de 2000 carvalhos estejam estes dias semeados no Parque das Tílias, para as plantações do próximo ano!
Ontem as associações: ADEP, Cidadãos do Mundo, Natureza Viva e ACUP, celebraram em conjunto o dia 21 de março o Dia Mundial da Floresta, da Árvore e da Água, plantando carvalhos autóctones na Mata da Quinta da Boavista, Castelo de Paiva
Desta forma, pretende-se promover/divulgar os espaços verdes existentes no concelho, nomeadamente os parques, onde é necessário efetuar trabalhos ao nível de algumas infraestruturas e bem assim ao ordenamento arbóreo, por causa do avanço infestante de mimosas e acácias, como é o caso deste; bem como sensibilizar sobre a importância de preservar o ecossistema florestal.
Todas as árvores plantadas foram regadas e estacadas. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o real estado em que se encontra este Parque e de ouvir do usufrutuário senhor Viriato Almeida a sua opinião sobre as medidas necessárias para a sua utilização segura, com atividades de voluntariado, de recreio e de Educação Ambiental para o que deveriam convergir as instituições da Floresta, dos serviços municipais, da Proteção e segurança Civil, dos Bombeiros Voluntários.
A iniciativa visou também lembrar a grande iniciativa de plantação de carvalhos marcada para sábado 23, a partir das 10 horas, no maninho de São Domingos, no Couto Mineiro, em que estão empenhadas estas associações e várias outras incluindo a Câmara Municipal e Junta de Freguesia e ainda três turmas escolares de fora do concelho.




Sem comentários: