quarta-feira, 1 de maio de 2019

NOPLANETB : Nova Vida para o Pejão Velho!


Foi assinado, já em 2019, o contrato de apoio financeiro europeu no âmbito do programa There isn´t a PLANetB, entre a ADEP - Castelo de Paiva e a AMI - Fundação  de Assistência Médica Internacional, integrado nas Estratégias de benefício mútuo e pequenas acções para grandes impactos nas alterações climáticas, que nos possibilitará implantar um percurso pedestre (entre as primeiras Minas do Pejão e o Fojo), que no futuro traga visitantes; valorizar a região em termos ambientais e patrimoniais e manter alerta permanente para as questões ambientais e climáticas, entre outros.
Num tempo em que a ADEP  comemora quarenta anos de actividade e que está a desenvolver inúmeros projectos e acções a COVID-19 veio dificultar a comunicação com os sócios, voluntários e com o público em geral e naturalmente que há iniciativas que foram canceladas, outras adiadas e projectos há que sofreram atrasos. É o caso do PR2 -CPV - Percurso Pedestre - Caminhos do Pejão Velho, mas que felizmente a  breve trecho esperamos poder apresentar no terreno, bem como outros que também tem a ver com a temática das Minas do Pejão: lançamento do livro de Mário Gonçalves Pereira "Minas do Pejão - Memórias" e exposição permanente, na sede da ADEP,  dos fósseis do Couto Mineiro, colectados e doados à ADEP por António Patrão.

                                        Cavalete da extração no Fojo

                          Lixos em Paraduça, sitio das primeiras Minas









Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P., no âmbito do projeto NOPLANETB - AMI
“Este documento foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O Conteúdo deste documento é da Exclusiva responsabilidade da ADEP – Castelo de Paiva; e não pode, em circunstância alguma, ser considerado como refletindo a posição da União Europeia”









































2 comentários:

Unknown disse...

Para melhor identificação. Onde diz Pejão Velho" deve dizer-se apenas Pejão ou (Pejão Novo)... Lixos em Paraduça, deve dizer-se lixos em Pejão ou (Pejão Novo) ... Paraduça, será onde existe "ainda" alguns "restos" da exploração Mineira ... o chamado CINCUENTA. Local mais a Sudeste de Pejão.

ADEP disse...

Olá. Vamos rever as designações dadas. Agradecemos a atenção.Considerando que a temática é tão vasta e há tantas especificidades que corremos o risco de errar queremos desde já convidá-lo(a)a partilhar connosco todo o conhecimento e disponibilidade que puder, na certeza de que todos somos poucos para elevar o Pejão e a nossa memória colectiva no trabalho e vida(em homenagem aos nossos pais e avós.
Martinho Rocha