quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Feiras de Natal / No Parque das Tílias é domingo!


Dar segunda vida aos bens de consumo é dar as mãos a uma nova atitude de libertar a mãe natureza da pressão e stress desenvolvimentista das sociedade consumistas e fomentar uma nova ordem social baseada numa economia circular.

As feiras que a ADEP mensalmente vem desenvolvendo no segundo domingo de cada mês pretendem contribuir para a redução do lixo e contribuir para dar uma nova oportunidade a tantos dos nossos utilitários: adereços, equipamentos, ferramentas, mobiliários, têxteis, plantas, quadros, livros, jornais, CD’s, brinquedos, veículos motorizados, etc., etc, e acreditamos que estes eventos serão as verdadeiras feiras do futuro!

Qualquer pessoa pode participar: comprar, vender, trocar, dar ou receber é assim um gesto ao alcance de qualquer cidadão! Ajude-se, ajudando a mãe natureza!




"O modelo económico clássico de crescimento, baseado no princípio de produção e consumo tão baratos quanto possível, criou uma economia linear assente numa velocidade de extração de matérias - primas inédita - não acompanhada pela capacidade de regeneração natural do planeta Terra – e na qual a maioria dos produtos são utilizados por um curto período de tempo sendo depois descartados no meio ambiente. Este modelo linear, aonde assenta o crescimento económico global, necessita de revisão urgente. O aumento exponencial da população mundial nas últimas décadas, e as estimativas de crescimento acelerado da classe média dos países em desenvolvimento para as próximas, vem acompanhado da mesma exigência de prosperidade que caracterizou a emergência dessa mesma classe nos países agora desenvolvidos. Essa exigência, embora legítima, irá colocar uma pressão extraordinária nos recursos naturais que, já atualmente, se aproximam perigosamente do limiar do esgotamento.

A revisão do modelo linear está a ser feita através do conceito de economia circular. A economia circular inspira-se nos ecossistemas naturais, em que o desperdício não existe, sendo toda a "produção" reutilizada indefinidamente. Neste modelo económico, a cadeia de valor é reformulada para que cada produto, peça ou componente possa ser reintroduzida no sistema através dos vários ciclos de produção, sendo o último, a reciclagem.
In INFODATA 16 | Economia Circular na RLVT [pdf, 2,27 MB] [issuu]"

Sem comentários: