domingo, 5 de julho de 2020

Neste Verão “ vá de férias cá dentro”! O vídeo do PR 2 CPV



GPS : N41.044926 W8.274062
GPS N41.015117 W8.341516

Em Castelo de Paiva, sacie-se de encantos  e de aventuras nas águas dos rios  Douro,  Paiva, Sardoura e Arda! Abrace e conforte-se  nos valores da cultura e património, no coração do românico! Vislumbre e medite nos santuários das montanhas mágicas!

também  estas coordenadas o vão surpreender:

GPS : N41.044926 W8.274062

Parque das Tílias e Valências da ADEP e
Rota pedestre das origens de Santo António
Frutuária, Castelo de Paiva


GPS 41.015117 W8.341516

PR 2 CPV – Caminhos do Pejão Velho


Marque a sua visita adeppaiva@gmail.com   255689486






ADEP Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva
Fundada em 13 de agosto de 1980
Instituição de utilidade pública e ONGA de âmbito regional
No Parque das Tílias, pode:
- usufruir de um amplo e sossegado espaço ao ar livre
- utilizar a nossa cozinha com lareira e fornos a lenha
- realizar atividades físicas e de lazer;
- participar na “Feira do Século XIX” | Todos os anos em Outubro.
- participar na “Feira de Velharias” | Sustentabilidade é a palavra do dia. Já não faz sentido na sua vida? Venda, troque ou doe. Fará sentido na vida de alguém. O planeta agradece!
- visitar a “Casa dos Engenhos Dr. Justino Strecht Ribeiro” | Uma casa antiga com um toque de contemporaneidade onde encontra a reconstituição de atafonas de moer linho, azeitona, lagar de vinho, etc.
- visitar a “Biblioteca Manuel Afonso da Silva”| Consulte o arquivo de jornais regionais e documentação alusiva à arqueologia do concelho e da região.
- visitar  o “Arquivo fotográfico Luís Lousada Soares” | Admire o acervo fotográfico relativo ao património e monumentos de Castelo de Paiva.
- visitar o “espaço Primeiras Artes” |Conheça o espólio das atividades tradicionais: agrícolas, fluviais, mineiras, artesanais e de pequena indústria que integra a “Sala do Barco Rabelo e do Arquiteto Filgueiras” onde se dá conta da recolha dos testemunhos mais emblemáticos da vida no rio da dupla inseparável: barco/marinheiro, dando-se ênfase, principalmente, a todo o espólio do nosso barco “Douro Paiva” também ele hoje instalado no Parque.
- admirar  uma coleção de fósseis da floresta tropical que existiu na Zona Carbonífera do Couto Mineiro do Pejão há 300 milhões de anos -oferta do coletor António Patrão.
 - conhecer a Galeria  dos empreendedores, na sala de exposições do 1.º piso, onde já constam  Jean Tyssen,  Marcelle Tyssen, administradores das Minas do Pejão, também os homens de letras: Júlio Strecht, João Salema e Paio Soares Romeu foram lembrados e passaram em 2018 a constar da mesma Galeria. Em 2019 juntamos a Vieira Guedes as figuras do Conde de Castelo de Paiva, Santo António e de El’Rei Garcia.
- iniciar a rota das Origens de Santo António GPS : N41.044926 W8.274062 (adquira bibliografia sobre este tema na ADEP). Percurso com cerca de 6 000 metros pelo itinerário: Parque das Tílias, Pias dos Mouros, Capela e Casa da Torre de Vegide, Paço e Capelas de Gondim, Portal armoriado das Serradas, antigo Mosteiro Beneditino de Sobrado e Marmoiral.

- Seguir para os Caminhos do Pejão Velho. GPS 41.015117 W8.341516. O PR 2 - CPV. é um percurso pedestre circular de 7,7 Km - que se faz em 3 horas 30 min, na paisagem humana e de território das aldeias de Folgoso e Pejão, berços da primeira fase da exploração das Minas do Pejão. O carvão como uma das principais fontes de emissão de gases de efeito de estufa.
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P., no âmbito do projeto NOPLANETB - AMI
“Este documento foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O conteúdo deste documento é da Exclusiva responsabilidade da ADEP – Castelo de Paiva; e não pode, em circunstância alguma, ser considerado como refletindo a posição da União Europeia”






Obtenha mais informações sobre estas e outras iniciativas em: adep-paiva.blogspot.com  adeppaiva em facebook e Instagram 


Seja nosso ADEPto!

Temos todo o gosto em partilhar o nosso espaço. 
Sinta-se em casa.
Cuide dele, divulgue-o e volte sempre!


Contribua e seja recordado!
Doe, seja nosso sócio ou voluntário. 
Promova e dignifique o nosso Concelho.


Destaque-se na história da ADEP e do Concelho!




















Martinho Rocha










Sem comentários: