sábado, 19 de junho de 2021

Deputados recomendam ao Governo a salvaguarda do Barco Rabelo.






O Rabelo “Douro + Paiva” foi construído pela ADEP segundo processos tradicionais com o sentido de homenagear as nossas gentes ligadas à vida ribeirinha do Douro. Foi também o percursor do turismo fluvial em embarcações tradicionais “genuínas”. A dezoito deste mês o Parlamento aprovou uma recomendação ao Governo para a salvaguarda do barco Rabelo e do património naval do rio Douro.   (Resolução n.º  172 da Assembleia da República  - D.R. 117 de 18 de Junho).

Face à presente Resolução apelamos a uma nova agenda para proteger um universo de espólio que nos é próximo, desde logo pela nossa ligação umbilical ao Douro, mas também porque construímos o barco Rabelo que ainda conservamos “em doca seca” no Parque das Tílias. As autarquias marginais e as entidades que tutelam e usam o Douro também tem aqui uma responsabilidade acrescida, quanto à forma como o protegem e o usam, como o respeitam e o promovem. Os penedos no meio do rio, os pontos onde os barcos eram puxados pelos homens e bois, devem agora ser classificados...ou não ? Uma palavra desde já às Câmaras de Castelo de Paiva (pedras de Linhares) e Penafiel (pedras da sirga em Rio Mau).











Hoje, dia em que apresentamos o nosso pesar aos familiares e amigos pelo falecimento de Avelino Ferreira Roque, ex-diretor que tanto trabalhou nesta causa, trazemos para esta homenagem conjunta e do mesmo dia a resolução n.º  172 da Assembleia da República (D.R. 117 de 18 de Junho) que recomenda ao governo a salvaguarda do barco Rabelo e do património naval do rio Douro. Bem Haja e obrigado senhor Avelino, pelo exemplo deixado e por acreditar nas nossas causas!
Que forças se terão conjugado para no mesmo dia em que Avelino Roque nos deixa surgir uma resolução a recomendar ao Governo um novo impulso para esta causa ?



Em assembleia geral da ADEP foi aprovado a 26  do corrente, por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento do ex-diretor Avelino Ferreira Roque, voto que endereçamos aos familiares e amigos.








Martinho Rocha

1 comentário:

Família Roque disse...

A família agradece o tributo e o voto de pesar pelo falecimento de Avelino Ferreira Roque.