terça-feira, 31 de agosto de 2021

Travessia do Douro – Ponte Hintze Ribeiro / Sexta- Feira 18, 30 horas

 

Caminhos de peregrinação a Santiago e a Fátima

A ADEP, alguns peregrinos e autoridades vão no próximo dia 3 – sexta feira – pelas 18,30 horas assinalar em Entre-os-Rios e Torrão um dos locais mais importantes da região onde desde tempos imemoriais se passava o Douro; de sul para norte (antes a barca no areio de Boure a que sucedeu a Ponte Hintze Ribeiro), com destino a Braga e Santiago, ora pela margem direita do Tâmega seguindo por Penafiel, ora pela esquerda seguindo pelo Marco de Canaveses e também, no último século, em sentido inverso a caminho de Fátima.

Prevê também em breve assinalar os outros locais de travessia do Paiva e Douro (nas várias alternativas: Ilha dos Amores, cais de Escamarão e da Barca de Fontelas que igualmente em direção ao norte (Braga e Santiago) seguiam pelos mosteiros beneditinos de Alpendorada, Tuias, Pombeiro e outros, assim como o atravessamento em Pedorido junto ao Arda, no seguimento do percurso marginal vindo de Arouca e seguindo na margem norte pelos mosteiros de Ferreira e de Cete.

O caminho de Fátima e Santiago está no concelho de Castelo de Paiva sinalizado pela ADEP desde 2017 e pretende-se com esta iniciativa evidenciar a sintonia de ligação e o interesse supramunicipal, neste caso com os concelhos a norte (Penafiel e Marco de Canaveses) e assim contribuir para a certificação do que sejam os nossos itinerários de Santiago, neste território, alternativos ou variantes dos conhecidos caminhos:  Central  e Interior que vindos de Coimbra e Viseu, optam por atravessar o Douro, em terras de Paiva, para seguirem via Braga.

 

Sugerimos que as viaturas sejam deixadas na margem de Castelo de Paiva e se faça a travessia da ponte a pé. Será um pequeno gesto de homenagem aos peregrinos que fazem dezenas e até centenas de kilómetros nas suas peregrinações.

 

 

 

ADEP

1 comentário:

ADEP disse...

Iniciativa que proporcionou ainda a oportunidade para desejar Bon camino ao nosso amigo e colaborador Helder Moura que no dia seguinte iniciou percurso a pé com os seus conterrâneos de Penafiel, peregrinação que iniciaram em Braga. Diga-se que desde este ponto de travessia - saída da Ponte de Hintze Ribeiro / Entre-os- Rios, Penafiel, não há sinalética. Bon camino amigos!
ADEP