terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Ajudai-nos a salvar o Rio Mau!!!!!

Regato da Louseira Quem daqui te olha,…que beleza! Quem daqui te vê, fica encantado, mas não sabe que não chegas à tal presa, Na pureza e na frescura do passado. De longe, a brancura dessa espuma Iludiu meu olhar,…falso apelo! Quis ver mais de perto, …e ao chegar, Senti que me envolvi num pesadelo. Pensar que meu monte, minha serra teria este final?!...Quem diria…! Meu Deus!!!...se Tu existes, afinal porque deixaste morrer tanta magia?! Daqui, da curva dos Sobreiros olho Outeiro dos Servos…outro lado, separado por um rio de águas brancas, mas que de perto reparei ter-me enganado!!! Onde está a verdura do passado dos campos e latadas,…doce vinho nascido no regato do Vale Grande e que meu avô tratava com carinho. Acorda minha gente,…gente minha do sonho, do enredo, da pompura onde os falsos promissores te adormeceram com cantigas de fim de ditadura!!! Ajudai-nos a salvar o Rio Mau!!!!! Esta imagem e este “Sentimento”, são dedicados a todos os riomauenses que, independentemente da sua atividade, vingaram na vida graças à água que desde este regato chegava à Presa do Vale Grande para a rega do pão de nossos avôs. Sim, porque foi desse “Sangue Cristalino”, que desde Vale de Lobos aos Cardais e Foz, a essência da vida originou nosso ser. Desconhecer ou ignorar estas origens a par dos Moleiros e Pescadores de onde remanescemos, é augurar um futuro sem Futuro. Mário Oliveira – janeiro/2013 Publicamos este apelo e grito de revolta de um colaborador da ADEP que acredita que as pessoas podem salvar o Rio Mau. O Rio Mau está transformado no que as pessoas permitiram e o que é mais grave ainda é que o que se passa com o Rio Mau é um espelho do que se passa com tantos e tantos rios das nossas aldeias.

Sem comentários: