sábado, 6 de março de 2010

Alguns gestos simples no ano Internacional da biodiversidade!



No ano Internacional da biodiversidade a ADEP disponibiliza um espaço do Parque das Tílias para Horta Social. Já no ano passado foi criada essa possibilidade dando preferência aos associados, colaboradores, escolas e pessoas carenciadas.

Os interessados na actividade hortícola, para consumo próprio, poderão beneficiar da oferta de composto natural e de água, sendo que o regulamento proíbe a utilização de produtos químicos, designadamente fertilizantes e herbicidas. Este é afinal um contributo que qualquer cidadão pode dar pela defesa da biodiversidade do nosso planeta.

Sabe que por ano morrem mais de cem mil animais marinhos por acção directa do plástico! Se tem dúvidas veja http://sixtyminutes.ninemsn.com.au/article.aspx?id=598914.
Os plásticos podem sobreviver no ambiente até mil anos! No Pacífico neste momento estão a flutuar mais de 4 milhões de toneladas de plástico, resultante por exemplo de simples balões de festas e plásticos das mais diversas utilizações. Em terra estes detritos ficam ao abandono, nos aterros e nas lixeiras, até serem levados pela correnteza das águas e pelas cheias, entopindo drenagens de água provocando catástrofes e a morte, nas violentas inundações como temos assistido.

Como se isso não bastasse, lembramos o apelo do Secretário da Convenção Mundial para a biodiversidade Ahmed Djoghlaf , que referiu que a cada hora, três espécies desaparecem do mundo. A cada dia que passa extinguem-se mais de 150 espécies. A cada ano desaparecem entre 18 mil a 55 mil.

Então, usar sacos de papel recicláveis ou sacos de pano e cestos tradicionais são algumas das alternativas que nós consumidores conscientes devemos preferir. Cultivar alimentos respeitando a natureza é outro bom exemplo. Sejamos conscientes!

Sem comentários: