domingo, 16 de janeiro de 2011

Esperamos que caia ?


Das acessibilidades do concelho e região muito há para dizer. No princípio eram "barrancos e precipícios ... (quem) viajar por isto vae em perigo constante de esmigalhar os ossos", como se lhes referiu Pinho Leal em 1863. Depois vieram as grandes obras (nessa época, estavamos ainda antes da Repúlica) e uma imensa rede de estradas, com o empenho do Conde de Castelo de Paiva.

Hoje as estradas, na região de Paiva são o que temos e todos conhecemos. Temos duas pontes onde bastava uma, já em Pedorio, por exemplo, onde era necessária, não existe. Fizeram-se promessas de estradas e Itenerários que não se cumprem. Os acessos são difíceis para as terras nossas confinantes como Arouca, Cinfães, Vila Nova de Gaia, Hospitais de Penafiel e Santa Maria da Feira e Autoestrada Sul, Porto e Autoestrada Norte. Enfim todos estes acessos estão no estado em que estão e com as deficiências que lhes conhecemos. Veja-se o caso da 108 (marginal Entre-os-Rios - Porto) com bordas e a cair permanentemente.

Esse problema como outros mereciam mais acompanhamento, sinalização e intervenção se as competentes entidades fossem mais diligentes e interessadas. Veja-se o caso desta árvore, junto a Rio Mau (Km 28), que cada dia que passa está mais inclinada. Vão deixá-la caír ?




Sem comentários: