domingo, 16 de janeiro de 2011

E as lampreias e sáveis, lembram-se os amantes das barragens ?

Hoje é do Douro que falamos, das lampreias e dos sáveis e do seu desaparecimento.

Oportunidade para lembrar que volta às salas de Cinema a obra prima de Manuel de Oliveira e eis aí mais uma oportunidade para o recordar e fazer o contraponto do que eramos, do progresso e da outra face da moeda, as perdas associadas.

Falamos da lampreia, da sua importância na gastronomia e tradição, na economia de algumas classes mais pobres que as pescavam, assim como os sáveis, nas redes que lançavam nos areios de Boure e outros. Mas também as pescavam nas pesqueiras no Douro e por aí acima na Foz do Sardoura e no Paiva.

Quando da construção da Barragem de Crestuma/Lever diziam os responsáveis que eram apenas vantagens o que poderiamos esperar, mesmo com os peixes não ia haver problema, afinal volvidos estes anos a escada para estas espécies migradoras passarem a barragem ainda não funciona.

A ADEP tem vindo a expressar o sem descontentamento na Comissão da Bacia da Barragem e outros organismos da Admnistração Pública e da necessidade de inverter a situção porque afinal haverá sistemas que hoje funcionam noutros países, mas os anos vão passando e nada...

Sem comentários: