sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Foram-se as camélias do Cemitério de Sobrado…


Foram retiradas várias camélias no Cemitério de Sobrado, abatido um sobreiro na Av. General Humberto Delgado e uns carvalhos em Fornos…

A notícia surpreende. Nos concelhos nossos vizinhos desenvolvem-se nesta época iniciativas/roteiros de visita às camélias floridas! Foram ao menos transplantadas, ou nem isso ?

O impacto que estes “atentados” está a ter diz-nos que a nossa consciência cívica está, apesar do sucedido, a despertar, e isso em si é bom!

Há anos cortaram árvores centenárias na Mata da Boavista, e uma espécie rara na Meia Laranja sofreu um encosto amigo de um camião e não se ouviu um lamento. Afinal o Parque da Feira dá a imagem do que somos…

Hoje já não se pregam cartazes da campanha ou das discotecas nas árvores. Nem se fazem podas radicais …como aconteceu aos sobreiros da Senhora das Amoras. As árvores já não sofrem da doença do machadinho (que lhes arranca a casca e as asfixia lentamente). Os vândalos já não destroem árvores como antes o faziam (e fizeram no fim do Verão, no Parque das Tílias e no Largo do Palácio da Justiça)…

Sem comentários: