quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pedras que falam ! A Anta do Vale da Rua existe ?




A Anta do Vale da Rua está classificada como monumento nacional pelo Decreto de 16-06-1910. Tinha sido já referenciada por Pinho Leal em meados do séc. XIX, mas é desconhecida da população. Será que existe ?
Do Penedo Cão e do Dólmen do Castelo também se diz terem desaparecido. Margarida Rosa Moreira de Pinho na sua obra "Elementos para a História de Castelo de Paiva" desculpa estes desaparecimentos atribuindo-os "... à ignorância dos laboriosos e bem intencionados agricultores (...)que lhes não atribuíram (...) outra importância que não fosse a de se tratar de grandes blocos de pedra, prontos a serem utilizados em qualquer construção ..." como se os agricultores à data fossem os proprietários da terra ou gestores da coisa pública!
Pinho Leal sabia do que falava e na sua obra Portugal Antigo e Moderno pode ler-se que "Todas as Antas são penedos errantes, mas nem todos os penedos errantes são antas (...)As Antas conhecem-se por estarem todas sobre três ou quatro ou mais penedos menores que lhe sirvam de base(...) Várias Antas, sendo a maior a do Valle da Rua, a uns 300 metros ao SO da Vila de Sobrado".
No inventário do património classificado do IGESPAR, diz-se que "a prática dos tempos, as sucessivas adaptações a novas necessidades e o esquecimento da sua finalidade, em grande parte pela perda das memórias que carreavam e, sobretudo, pelo desconhecimento populacional sobre a sua importância para a elevação, no quadro nacional, das Histórias locais e/ou regionais, tem ditado, infelizmente, entre nós, a sorte de vários destes exemplares megalíticos. Em busca de "tesouros encantados", uns, de novos terrenos agricultáveis, outros, e de material para novas construções, terceiros, têm sido vários os motivos pelos quais antas (ou dólmens) são destruídas total ou parcialmente, perdido que se encontra há muito o seu sentido primordial.
A anta em epígrafe foi também sujeita a um processo semelhante, tendo sido soterrada, em finais dos anos sessenta do século passado, pela construção de uma habitação".
A fazer fé nesta informação do IGESPAR, afinal, a Anta existe, está soterrada!
Até quando o peso da história vai permitir mantê-la oculta ?

























Martinho Rocha

1 comentário:

GAJ disse...

Gostaria de saber onde se encontra(va) a dita anta. Não sou de C Paiva; não encontro Vale da Rua em nenhum mapa (muitos vales, muitas ruas, nada em conjunto). O site do SIPA (Monumentos Nacionais) diz que estava em Fornos (dados gerais), mas o mapa correspondente situa-a em Sobrado (tal como a DGPC); o mapa do Portal dos Arqueologos coloca-a na Rua 31 de Janeiro! Mesmo soterrada, tera' que estar em algum lugar concreto...