terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Casa e Quinta da Boavista foram classificadas como Monumento de Interesse Público

Esta é mais uma vitória da ADEP na sua luta pela defesa do património cultural. Equiparável a uma justa vitória na maratona ou de campeonato, mas não é dessas áreas que tratamos. Depois, quem ganha efectivamente é o município e a população.
A Casa e Quinta da Boavista e a Capela de Santo António, que alberga no interior retábulo neoclássico com Pietá de grande qualidade artística, (incluindo a fonte maneirista, originário do Mosteiro Pombeiro, já classificada) e os jardins, foram classificados como monumento de interesse público pela Secretaria de Estado da Cultura.
Este será mais um motivo para que o Município, de uma vez, encare o real valor deste património que é propriedade dos paivenses e que dele deveriam ter outro proveito, o que é dizer, deveriam gozar e defender os direitos e cumprir com os deveres como manifestou vontade o Benemérito Conde de Castelo de Paiva.
Refere o despacho que a classificação da Casa e Quinta da Boavista, reflete os critérios legais "relativos ao valor estético que lhe é intrínseco, à sua concepção arquitectónica e paisagística e à sua importância do ponto de vista da memória colectiva".
As primeiras diligências para a classificação foram efectuadas pela ADEP ainda com  o beneplácito de D. José de Arrochela, Conde de Castelo de Paiva no já longínquo ano de 1989.Refira-se que depois do Edifício da Cadeia, de que também conseguimos a classificação em 1993, falta ainda saber do desfecho, entre outros, dos pedidos efectuados pela ADEP para reclassificar as Pias dos Mouros, Serrada e Gondim, Casa das Eirinhas e Portão do Adro de Real.

Sem comentários: