quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cruz de Alveda. A Festa das Cruzes. Um contributo de Mário Gonçalves Pereira


“Cruz de Alveda – Raiva,  Suas origens” é mais um álbum produzido e oferecido por Mário Gonçalves Pereira à ADEP. Trata-se de um contributo para a história da freguesia da Raiva e de uma das tradições mais antigas do concelho (As Cruzes).
“O topónimo “Cruz de Alveda” era atribuído, verbalmente, a um sítio ermo, num pequeno planalto, onde um carreiro e uma cruz marcavam a passagem de muitos transeuntes. Naquele mesmo local e com o mesmo nome está hoje implantado um agregado populacional que nasceu, para ir crescendo, em 1944.”(e que foi fundado pelos seus ascendentes)
O álbum faz um retrato social da vivência das populações locais, que se ocupavam da agricultura, do pequeno comércio e serviços ligado aos barcos rabelo no porto das Fontaínhas e ainda à incontornável azáfama da Mina(Fojo, Choupelo e Germunde). Um testemunho e esforço de memória do menino estudante-bolseiro que foi da ECD.
Desde 2006 que Mário Gonçalves Pereira imprime e exprime em álbum rígido e lavável fotos e notas obtidas nas  iniciativas e/ou selecionadas das existentes no Arquivo Luís Lousada Soares, que generosamente entrega à ADEP, para que possam ser consultados.
“A Cruz de Alveda” está hoje reconstruída no Parque das Tílias,  junto do Cruzeiro de Carcavelos, sobre a base suporte do primitivo cruzeiro que existiu em Cruz de Alveda -reconstruções que se devem aos Irmãos Merru - assunto a que se há-de voltar a falar a propósito da muito antiga Festa e Procissão das Cruzes.

Sem comentários: