terça-feira, 8 de julho de 2014

Os Livros, os nossos autores e os nossos monumentos (Santo António e o Marmoiral)

É com orgulho que ouvimos hoje de manhã a voz poderosa de Fernando Alves da TSF dar vida às Lendas que temos associados ao Marmoiral (a propósito da Rota do Românico).

É com satisfação que vemos que com o andar dos tempos a mensagem vai passando e hoje torna-se evidente a força destes valores no nosso desenvolvimento, não só cultural, também turístico e sócio-económico, como sempre temos defendido. Lamentável é estado de abandono e até de saque a que continuam a generalidade dos nossos outros monumentos.
Modéstia à parte é justo lembrar que o Marmoiral é o símbolo da nossa associação; o Marmoiral sofreu a primeira intervenção urbanística pelas mãos do mecenas  José Maria Pinto Monteiro que executou projecto da ADEP ( em 1992,
 
 
em vida e com a autorização do Conde de Castelo de Paiva); até aí jazia abandonado num canto sombrio pouco limpo e conhecido.

Ultimamente também pelo impulso da ADEP, Mário Gonçalves Pereira publica a sua obra Santo António de Lisboa – encontro nas origens  - Castelo de Paiva, onde se chama a atenção para o interesse em reconhecer a  ligação desta nossa terra às origens de Santo António.

para ouvir: http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=4014551

Nesta cerimónia tivemos a honrosa presença da pintora Maluda 



Sem comentários: