quarta-feira, 6 de maio de 2015

Caminhada do Foral / Caminho do Mineiro - Minas do Pejão


O local de encontro é o Parque das Tílias, Frutuária, sábado, com partida marcada para as 9,00horas.
Os participantes deverão vir preparados para caminhar cerca de 10 Kilómetros. Recomendamos o uso de protetor solar.As previsões não apontam chuva. 
Aconselhamos que tragam uma pequena merenda para comer a meio da manhã.
No local do destino contamos poder observar as bocas da mina, o terreiro da exploração, onde se instalaram serviços administrativos e de apoio,a capela de Santa Bárbara, as tres casas da malta onde habitavam os mineiros, o acesso em escadaria formada por xisto, com pavimento também em xisto (impregnado no chão na vertical),o troço onde existiu o antigo caminho de ferro, o bairro de Técnicos e Engenheiros, e onde viveu também o Prof Rebelo da Costa diretor do Jornal "O Pejão", a messe (cantina para quadros superiores e para convidados) e a cabina eléctrica. Na passagem por Carvalho Mau vamos ter oportunidade de ver um monumento arqueológico que é na história o mais antigo do concelho e região.
O regresso do Choupelo – Pejão faz-se em autocarro cedido pela Câmara Municipal.
Todos com esta caminhada vamos prestar uma singela homenagem aos nossos bravos mineiros, muitos dos quais faziam este percurso diariamnte e em duplicado (ida e vinda) além de cumprirem a dureza do trabalho no interior da mina. Ainda vamos assinalar o 498.º aniversário da entrega do Foral de Paiva em Villar de Nojões.

Sem comentários: