sexta-feira, 15 de julho de 2016

Aterro sanitário da Ambisousa (Paredes, Penafiel, Castelo de Paiva), em Rio Mau, serra da Boneca


Concretizou-se na quarta-feira a terceira das nossas visitas à Ambisousa  (segunda visita ao aterro de Penafiel  em Canelas/Rio Mau). Iniciativa que queremos seja o nosso contributo para uma atitude mais responsável de todos nós face à melhor forma de eliminar/reduzir/reciclar e/ou reutilizar o lixo que produzimos, pela melhoria do nosso ambiente na mãe terra e da nossa saúde!


Desta vez foi-nos proporcionada uma visita guiada pelas várias secções de recolha onde a empresa faz a  selecção/triagem dos lixos que ali chegam (mal separados),  pela via da reciclagem (dos ecopontos e ecocentros): papel, cartão e vidro, mas também do material eléctrico e electrónico, colchões e outros. Dispondo estes concelhos do Vale do Sousa (Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva) deste sistema de recolha  lamentamos que haja ainda tanto lixo a céu aberto pelas bermas das nossas estradas, montes e vales,  o que denota uma atitude dos cidadãos e autarquias pouco educada e responsável  uma vez que a recolha, reciclagem e erradicação destes lixos, pode proporcionar retorno de franquias para os municípios, desde logo para a Ambisousa.


Igualmente constatamos com angústia que a quantidade de lixo orgânico que ali chega poderia/deveria ser reduzida a metade se houvesse da parte dos cidadãos a consciente e responsável selecção e escolha  para a reciclagem principalmente no que respeita a vidros, plásticos e cartão. É importante realçar aqui que à parte a consciência cívica e a boa prática para o ambiente global, o próprio aterro precisa desse contributo dos cidadãos, tendo em conta o seu prazo de validade e a sua saturação a breve trecho.
Neste capítulo ainda somos a apelar a uma sensibilização do que pode ser feito quer por incentivos nas taxas pagas quer pela adopção da compostagem que pode remunerar os utilizadores, no primeiro caso, algumas vantagens e poupanças  e, no segundo , na criação do seu próprio fertilizante para a horta e/jardim.



Dos aproveitamentos inerentes à exploração que  a Ambisousa explora como a recolha de biogás, lixiviados e energia solar foi-nos dada uma nota do que isso representa em termos de captura de poluentes e do contributo da empresa  para a diminuição da nossa pegada ecológica, o que representa uma nota muito positiva de colocar as novas tecnologias ao serviço das suas potencialidades/oportunidades.



Agradecemos ao Eng.º David Tavares a disponibilidade e o empenho, no esclarecimento de todas as questões colocadas, na mostra e explicações de funcionamento das diversas valências,  e na abertura demonstrada para futuras visitas, e esclarecimento de dúvidas.  
Quanto às preocupações da população sobre infiltrações, escorrências ocasionais que afectam os terrenos marginais e próprio Rio Mau,  e que chegarão ao próprio Douro,  foi-nos garantido que não há escorrência de lixiviados, apenas água das chuvas que pode deslizar  com um ou outro saco plástico - o que é inerente à actividade - e que se esforçam por minimizar. O funcionamento regular da actividade foi-nos garantido e assegurado  pela existência das análises mensais que são efectuadas por entidade credenciada, como de resto já nos tinha sido igualmente assegurado pelo seu Administrador Prof. Doutor Macedo Dias, em Lousada. Ficaram sem resposta o porquê da falta de históricos das leituras dos piseómetros, e escolha de local para  a  localização do aterro- a meia encosta da Serra da Boneca – sobranceiro ao Douro e em cima do Rio Mau, questões que a passagem do tempo não pode naturalmente reverter.











escreveu Martinho Rocha

1 comentário:

Unknown disse...

Só para que conste e não volte a dar a localização do Aterro errada!
Aterro Sanitário, localizado em Rio-Mau/Sebolido
Localizado Rio-Mau 75%
". Sebolido 25 %
Obrigado