quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A nossa homenagem aos Tyssen!







MEMÓRIAS QUE NÃO SE APAGAM DA NOSSA MEMÓRIA

Foi com grande satisfação e regozijo que a ADEP recebeu no domingo 9 de Outubro passado, durante o certame da Feira anual à século XIX, no Parque das Tílias, à Frutuária, em Castelo de Paiva, uma neta de Jean Tyssen: Catherine Tyssen Barbosa Leão juntamente com seu filho, os quais procederam ao descerramento de dois quadros com retratos a carvão de Jean Tyssen e sua nora Marcelle, mãe de Catherine, mas também de Jacqueline Tyssen e de Caroline Tyssen, quadros que ficaram expostos no salão da ADEP e que passam a fazer parte das memórias da nossa memória. Foi um momento de singela mas respeitosa homenagem àqueles que melhor protagonizaram nas Minas do Pejão uma vivência humanista e vanguardista para o País, que hoje se reconhece e que cumpre divulgar como tributo à imagem destas personalidades e também como exemplo pedagógico para o mundo do trabalho de hoje em dia.
Uma pequena moldura publica, para os vindouros, palavras de grande significado em reconhecimento e gratidão da ADEP aos retratados, que foram corroboradas pelos presentes e em palavras de circunstância dos presidentes da Direcção, Martinho Rocha e da Câmara, Gonçalo Rocha.



Foi um momento alto das actividades da Feira à século XIX, neste ano de 2016, onde voltaram a apresentar-se alguns dos últimos mineiros da ECD, emprestando vida e movimento  aos actos a que se dignaram assistir, embelezando com seus fatos e ferramentas de trabalho nas minas o ambiente em que se encontravam.

Com esta cerimónia de descerramento de retratos, quis a ADEP associar-se, enquadrando-se na homenagem do 50º aniversário do falecimento de Jean Tyssen, trazendo para o presente um pouco das memórias do passado.
Um agradecimento especial a Mário Gonçalves Pereira e ARCAF que acrescentaram conteúdo e brilho a este gesto de homenagem, com o seu trabalho e participação.

Sem comentários: