quarta-feira, 7 de junho de 2017

O saber e o trabalho da cultura do linho: Grupo do Linho de Real / ADEP Castelo de Paiva

Grupo do Linho de Real / ADEP.


Ainda temos estes valores e actividades. Saber milenar, que tem forte tradição na região. Tem vindo a ser feito um trabalho hercúleo por estas e outras pessoas e pela ADEP, mas para se regressar à efectiva cultura da planta e manufactura de produtos, seria necessário adoptar uma estratégia de envolvimento integral das artes tradicionais. Esse objectivo só será conseguido se se enquadrar estas actividades e saberes em planos, projectos e dinâmicas que tenham em vista o efectivo enriquecimento cultural e não o esquecimento a que tem sido votados estes saberes.
Era desejável, obrigatório mesmo, que num plano de apoio comunitário como o formulado e conseguido recentemente pela autarquia não deixasse de fora as artes e os ofícios tradicionais de que são lídimos representantes, grupos como o do Linho de Real/ADEP, que lançasse bases de trabalho e de intercâmbio, que fomentasse uma actividade inter-geracional de conhecimento, aprendizagem e de intercâmbio com outras áreas sociais e económicas hoje tão em voga no apoio ao desenvolvimento turístico.
A ADEP e o Parque Biológico de Gaia editaram um Manual da Cultura do Linho e a ADEP construiu e dinamiza um espaço de Museu onde a componente etnográfica conta também com a forte presença do tema do linho, que merece visita e que é valência única na região.


Sem comentários: