quarta-feira, 14 de junho de 2017

Santo António "de Lisboa, de Pádua e de Castelo de Paiva"


A tradição diz que nasceu em 15 de Agosto de 1195, mas não há documento fidedigno que confirme esta data, aliás também foi proposto o ano de 1191, também não se sabe a data exata da sua morte , julga-se 13 de junho de 1231.
Segundo os cronistas, todas estas contradições e incertezas são próprias de uma época em que não havia grandes registos.
Tantas dúvidas e incertezas e nós PAIVENSES, temos memórias, pedras e lendas que nos levam a este maior Santo da Igreja católica.
Casa Torre de Vegide de Teresa Taveira mãe de Santo António, Paço de Gondim de Martim de Bulhões pai de Santo António, Portal da Serrada, que inclui entre outros o escudete dos Bulhões da família de Santo António, o marmoiral da Boavista, onde diz a lenda se travou um duelo com Martim de Bulhões e um fidalgo da Raiva, ambos enamorados de Tereza Taveira, mais tarde, mãe de Santo António e mesmo a Pia dos Mouros nos” leva” á família deste SANTO.
Quando há décadas atrás se fez a “trasladação” do corpo de Santo António, em Pádua o Papa fez questão de convidar o Conde de Castelo de Paiva por ele ser o único representante português ligado pela história ao Santo António, aliás a Árvore Genealógica do Conde de C. de Paiva assim o documenta.
Para terminar, há tempos atrás, eu e vários diretores da Adep, tivemos o grato prazer de receber o Frade Severino, representante do Papa para as quetões de Santo António em Portugal.
Posso garantir que ficou encantado com o vasto património e história desta nossa terra em relação ao Santo António.
Por tudo isto e muito mais, temos toda a legitimidade de dizer que também o Santo António nos “pertence”.
...Espero, que os nossos “governantes Paivenses” façam mais para divulgar aos Paivenses, aos portugueses e ao mundo, esta ligação que nos une ao maior santo da Igreja católica. Até breve...

(sobre iniciativas da ADEP ler neste mesmo tema Santo António)





escreveu João Vieira

Sem comentários: