quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Vamos plantar 1000 carvalhos? Venha fazer parte desta história!


A nossa floresta quase não existe. No concelho, as pequenas bolsas dignas desse nome estão, descaracterizadas, pobres na diversidade dos seus componentes arbóreos. Também sob o ponto de vista faunístico falta a biodiversidade, e não havendo recursos,  a vida animal defina, migra, extingue-se...
Por outro lado assiste-se a uma regeneração avassaladora de eucaliptos por tudo o que é lado (a legislação pós incêndio deveria controlar isso, mas nada fiscaliza no terreno...)
No Verão de 2017 a ADEP candidatou e aprovou no IPDJ um projecto que previa associar voluntários para tarefas de recolha de sementes e sementeira, esta que veio a acontecer, ainda com mais coesão cívica e participação associativa (com a presença do Agrupamento de Escuteiros 1258, jovens SOS - Rio Paiva, Grupo Gaio e alguns elementos de Escola de Espinho) no calor do trágico incêndio de 15 e 16 de outubro.
As sementes então recolhidas foram depois semeadas em sacos e cuvetes improvisadas, e germinaram umas centenas de árvores,  que pensamos rondam um milhar, quase exclusivamente carvalhos, que resistiram ao verão, com algumas regas, e agora estão em condições de ser plantadas!
Neste contexto de ausência de floresta pensamos que estas árvores, podem dar o seu contributo para ajudar no terreno, e também nas consciências; pretende-se desenvolver iniciativa que no  presente e futuro desperte processos criativos, e atitude de todos, em defesa da paisagem, do ambiente e da floresta.
Estamos a desenvolver contactos e apelos no sentido de agrupar o maior numero possível de instituições e pessoas com o propósito de  plantar 1000 carvalhos produzidos no ano passado, com sementes recolhidas na mata da Boavista. Os incêndios não são os únicos responsáveis pelo estado em que se encontra a nossa paisagem arbórea...ainda assim, o que menos falta lhe fará é a nossa indiferença...
Venha ajudar e fazer parte desta história!
Tel. 255 689 486

Até ao momento para a plantação que prevemos para o sábado 23 de Março, já mostraram vontade em participar as seguintes entidades: Intermarché; Junta de Freguesia do Couto Mineiro; Junta de Freguesia de Real, Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura; Escola de Espinho; Grupo Natureza Viva, Crescer a Cores, ACUP, Casa/Quinta da Boavista, APAVECP; Cidadãos do Mundo e Assoc. Sol Nascente.

Em agenda temos previsto com o Grupo Natureza Viva realizar em conjunto com todos os interessados:

  SEMENTEIRA DE CARVALHOS E OUTRAS AUTÓCTONES

A 16 de Fevereiro Sábado - 10 horas - Parque das Tílias.
























Martinho Rocha


Sem comentários: