sexta-feira, 29 de março de 2019

ADRIMAG rejeita contributo da ADEP para plano de acção de 2018 a 2022

Do muito que é necessário fazer pelo turismo, nas várias frentes do território e pela diversidade dos seus atores, causa estranheza este resultado.A participação cívica alargada às comunidades e instituições nunca foi tão proclamada e recomendada. Depois os contributos que associam conhecimento, valências e vontade, deveriam ser agarrados com ambas as mãos... porém foi recusado pela ADRIMAG (onde o Municipio também está representado) o nosso contributo para o dossier de candidatura e estratégia de desenvolvimento turístico sustentável definida no Plano de Ação para o período 2018-2022.
A nossa proposta, subordinada ao Título  “Parques de Encontro e de Merendas das Montanhas Mágicas  - Um passado no nosso Presente” assenta no reconhecimento de que existe uma malha já suficientemente alargada, eclética  e dotada de condições básicas mínimas para o seu usufruto. Os parques deverão ser hoje e amanhã os pontos estruturais de uma primeira ação que cuida do território, desde logo nas Montanhas Mágicas, de uma forma coerente, coesa e participada pelas pessoas e instituições.
Os parques são locais de encontro inter-geracional, locais acessíveis, prenhes de histórias e de vivência diária. Aos parques vão dar os caminhos, que ligam a outros parques, temáticos, de recreio, de desporto, percursos e roteiros que levam aos largos e às igrejas, aos cruzeiros e capelas, às pontes, às serras, às praias, às galerias, às tabernas, aos museus e jardins.
A nossa convicção no sucesso da ideia  parte da inevitabilidade de que deve desenvolver-se  obedecendo a critérios de supramunicipalidade, solidariedade e sustentabilidade, além de que o seu desenvolvimento, tendo custos moderados, terá um efeito em cadeia, progressivo e multiplicador, na oferta e procura de produtos da cultura local e tradicional.

A ADEP como membro do Fórum Permanente CETS, não pode deixar de registar, com mágoa, que a contribuição, generosa e voluntariosa, que apresentou, após reflexão e estudo sério,  em resposta a solicitação, não lhe correspondeu qualquer apoio, esforço de interpretação, nem melhoria, capaz de a qualificar e integrar no todo ou em parte no PA 2018- 2022.
Não só não foi aceite a ficha proposta como  não teve noticia de que qualquer uma das diversas ações  antes propostas fosse enquadrada em fichas de ação já identificadas .
Tendo esta decisão efeitos tão alargados no tempo (2018 a 2022) e constatando, o grupo de trabalho que apresentou a proposta, que a mesma enferma de alguns vícios, designadamente no respeito por alguns princípios do procedimento administrativo e que portanto parece carecer de reparação, anuncia desde já a sua divulgação pública e interna, junto dos membros da ADEP propondo o recurso a meios de defesa adequados no plano jurisdicional.





                                            Actividades pontuais de ar livre

Feirado séc. XIX realizada anualmente no Parque no 2.º domingo de outubro


Atafona de moer linho (um dos valores da Valência Casa dos Engenhos (também conhecido por Museu Etnográfico Dr. Justino Strecht Ribeiro)

Instalação em seco no Parque do "Douro+Paiva" barco rabelo que trabalhou no Douro de 1987 a 2000.




imagem de fóssil do carbonífero, da exposição de fósseis do carbonífero -  uma das várias valências temáticas existentes nas instalações anexas ao Parque das Tílias




texto base que seguiu para ADRIMAG.














ADEP


Sem comentários: