terça-feira, 2 de abril de 2019

Vinho de Paiva sem Adega Comunitária!

Vinho de Paiva sem Adega Comunitária!

Se leu e acreditou, desengane-se porque ontem foi 1.º de abril!
Lamentamos que tal não aconteça...quem sabe um dia!

"Vinho de Paiva volta a ter Adega Comunitária!

Os pequenos produtores de vinho vão ter ao seu dispor, a adega e lagares da Quinta da Boavista, junto ao Marmoiral, para vinificar as suas uvas e armazenar os seus vinhos. Num encontro tripartido, dos vários produtores, Município e  usufrutuários ter-se-á chegado a acordo sobre esta reutilização, com especial vocação para a fermentação vínica, nos seus grandes lagares de granito, admitindo-se até que possa vir, numa segunda linha, a ser também agregada ao projecto a adega da Casa da Torre de Vegide (esta a necessitar de maior reabilitação). Além da vinificação estão previstos programas didáticos de visitas e de provas em ocasiões festivas e a coordenar pelos utilizadores.
Um projeto que vai ao encontro do interesse de todos os intervenientes, considerando que se salva assim uma utilidade patrimonial que estava a degradar-se, dá uma oportunidade de concorrência ao único comprador cessionário da extinta Adega Cooperativa, e potencializa-se um ativo que remunera a sua utilização e fortalece a economia  e o saber adquirido de fazer vinho, já pelos nossos antepassados, como testemunha o Foral de Paiva.

E se o município tem vindo a apoiar a divulgação deste produto, com clara vantagem para os produtores com marca, é mais que justo que  se dê um sinal de apoio também aos pequenos produtores e à produção familiar.

Igualmente esperançosa se torna a perspectiva de que o avanço deste projecto crie outros consensos e dê finalmente novas oportunidades  para que se concretize a vontade e o Legado do Conde de Castelo de Paiva."



Sem comentários: