sexta-feira, 10 de abril de 2020

ADIADA a iniciativa " Na senda de Almansor a caminho de Santiago 2020".





A Federação Europeia do Caminho de Santiago deliberou no sentido de adiar por um ano a iniciativa Dia Europeu do Caminho de Santiago, considerando o contexto atual de pandemia; assim sendo, a mesma será realizada nos dias 8 e 9 de maio de 2021, ocasião do próximo Ano Santo, e coincidindo com o 10º aniversário da FECS. À data estavam já inscritas, em Portugal as seguintes entidades: 
- ADEP - PAIVA
- Ass. Espaços Jacobeus
- Município de Chaves
- Município de Castro Daire
- Município de Santa Marta de Penaguião
- Município de Tomar
- Município de Tondela
- Município de Vila Nova de Gaia
- Município de Vila Real
- Município de Vila Pouca de Aguiar

No propósito da ADEP estava a iniciativa de  reeditar a caminhada realizada no ano passado sob o mote “Na Senda de Almansor a caminho de Santiago”, pelo trilho que o mesmo terá percorrido e massacrado este território - , nesta região a caminho de Braga e Santiago - , e que este ano passava por percorrer num dos dias 9 e/ou 10 o percursos que merecesse melhores apoios e patrocínios e que podia portanto tanto ser o que antecede o do ano passado (v.g. Cesar, Oliveira de Azeméis a Almansor (local de início da etapa de 2019) ou partir  do Mosteiro de Alpendorada (local de terminús da etapa de 2019) e chegar à freguesia de Sobretamega, Marco de Canaveses. 

Estava portanto previsto que, no fim de semana de 9 e 10 de maio de 2020 ocorreriam vários eventos, em toda a Europa, que mostrassem a realidade histórica e atual do Caminho de Santiago, a partir de uma pluralidade de abordagens, incluindo eventos culturais e outros relacionados com desporto e lazer.
Federação Europeia do Caminho de Santiago, entidade administradora da rota jacobeia como Itinerário Cultural Europeu, convidou mais uma vez os membros da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago,  municípios, associações e outras entidades, para aderir, com as suas iniciativas, a este Dia Europeu concebido como uma festa de irmandade entre os europeus em torno de uma Rota Cultural que é, também, um Património Mundial.
A ideia após o sucesso do primeiro Dia Europeu do Caminho de Santiago, comemorado em 2019 simultaneamente em sete países do continente, com mais de 50 eventos, mantêm para 2021 o objetivo de consolidar uma celebração que aposte na divulgação do caráter claramente europeu que a rota jacobeia sempre teve desde suas origens.
Pela nossa parte fica desde já o convite a possíveis interessados, que também gostariamos participassem na organização, que conta agora com mais tempo para essa tarefa preparatória e possa assim reeditar igual êxito ao alcançado em 2019.

Sem comentários: