domingo, 23 de maio de 2021

Travessias no Douro em Castelo de Paiva / Congresso "Caminhos de Santiago e de peregrinação"



foto de Dinis Cardoso 
    
Travessias no Douro em Castelo de Paiva - variantes e alternativas aos caminhos Central e do Interior, vindos de Coimbra e Viseu. 
A existência de vários corredores de mamoas na linha de vista dos rios Arda, Sardoura e Paiva ajudam a encontrar os antigos e verdadeiros caminhos pré romanos, romanos e medievais que davam aos viajantes e peregrinos a opção de travessia para norte do Douro em três locais de Castelo de Paiva. Esta foi a ideia apresentada pela ADEP no Congresso “Caminhos de Santiago e de Peregrinação”, onde esteve ontem no Marco de Canaveses, para anunciar que já em 2017, colocou em Paiva a sinalética vertical a assinalar o percurso, entre o Rio Douro e o rio Arda, de passagem (para sul) do Caminho de Fátima, e para norte, do Caminho de Santiago. Ainda para como membro fundador da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago apelar às autarquias e associações vizinhas (marginais aos Douro) para que se juntem e definam objetivos comuns para que também “os concelhos de segunda linha a sul (O. Azeméis, Vale de Cambra, S. Pedro do Sul, Castro Daire entre outros), o reconheçam e contribuam para que estes nossos percursos possam ser certificados como variantes e alternativas aos Caminhos a Santiago: Central e Interior, que vindos de Coimbra e Viseu, optam por atravessar o Douro em terras de Paiva para seguirem via Braga.” 
Este Congresso em que participou (1) um vasto e qualificado leque de autores, investigadores, técnicos e representantes de instituições do Turismo regional, foi organizado pela Associação dos Amigos de Tongobriga e Câmara Municipal do Marco de Canaveses, terminou com a leitura parcial do manuscrito da Casa de Telhe, Soalhães (inspirador do Caminho de Torres) e teve como ponto alto a justa homenagem ao Eng.º Mouro Pinto, figura incontornável do pedestrianismo e da pedagogia dos hábitos de vida sustentáveis, grande entusiasta estudioso e peregrino do caminho de Santiago na região. O texto integral da comunicação apresentada por Martinho Rocha vai abrir um novo meio de comunicação, mais escorreito,(patreon.com/adeppaiva) lugar que pretendemos de mais fácil localização onde passarão a constar este e outros assuntos, textos e tomadas de posição para cuja leitura se deixa desde já convite a todos os interessados. 
A comunicação da ADEP foi ainda apresentada em sintonia com a do peregrino João Vieira, investigador dos Caminhos de Santiago, membro dos Amigos da Cultura de Paredes, e que sustenta a existência de rotas de peregrinação em direção ao mosteiro de Cete, também a partir da travessia do Douro na foz do Arda em Pedorido.(texto que também nos vai ser facultado para integrar a anunciada galeria). 
(1)Participantes no Congresso: Luís Sousa, António Damásio; David Ferreira; Francisco Gonçalves; Alberto Santos; Paulo Sá Machado; Manuel Araújo; António de Souza-Cardoso; José Augusto Coelho Abreu Costa; Arlindo de Magalhães; Paulo Costa Pinto; António Lima; Daniel Ribeiro; Manuel Pereira Cardoso; Martinho Rocha; João Vieira; Pedro Domingos da Costa Carvalho e José Manuel da Silva Ribeiro e João Diogo Alarcão Carvalho Branco. 










Martinho Rocha

Sem comentários: