domingo, 30 de maio de 2021

Pejão / Novos elementos: a primeira locomotiva em 1885 e 1889

                                                           Mário Gonçalves Pereira apresenta o primeiro suplemento de atualização à obra recentemente publicada, com novidades interessantes só agora conhecidas. 

O documento integral vai ser publicado no Patreom. (patreon.com/adeppaiva) lugar que já anunciamos ser de mais fácil localização e onde passarão a constar este e outros assuntos, textos e tomadas de posição para cuja leitura se deixa desde já convite a todos os interessados. (1)

                                                           SUPLEMENTO NÚMERO 1

 

(Com notações do autor)

 

Este documento tem por finalidade dar a conhecer novas e úteis informações, sobre dados entretanto conhecidos e aqui transcritos ou elencados, e que foram recolhidos de outros relevantes documentos, que nos relatam factos, de não somenos importância, dando por justificados alguns desenvolvimentos, no que se refere ao contexto e espaço temporal em que ocorreu a sua execução, principalmente o caminho-de-ferro do Fojo à Estação, nas fases de pedido de licenciamento, projecto, construção e aprovação pelo governo de então, a aquisição da locomotiva Krauss e outros trabalhos sob a égide da Companhia Carbonífera e Industrial do Pejão, entre os anos de 1885 e 1889, e ainda um resumo das actividades da Empresa Carbonífera do Douro, Lda, no ano de 1922 e nos anos de 1925 a 1939, onde surgem referidos os canais da Gardunha, Martelo da Arte e do nível 80 do Fojo e as galerias dos níveis 0, 40, 80 e 120 no Fojo.

 

Resumo dos capítulos:

 

1- Linha do caminho-de-ferro entre o Fojo e a Estação;

 

2- Aquisição de uma pequena locomotiva de 40 C.V. (30 PS) à firma alemã Krauss;

 

Localização da primeira briqueteria (confecção, num equipamento electromecânico, de aglomerados de carvão e breu, designados por briquetes);

 

3- Linha do caminho-de-ferro entre a Estação e a foz do rio Inha.

 

Resumo da actividade mineira, da ECD, ano de 1922 e nos anos de 1925 a 1939.








(1)
Avançamos para a criação desta ferramenta porque sentimos que em troca ela poderá retornar apoios importantes para a manutenção dos nossos espaços e atividades. Já foi publicado o primeiro artigo exclusivo que visa a temática dos Caminhos de Santiago tema que foi apresentado no Congresso "Caminhos de Santiago e de Peregrinação" no Marco de Canaveses, no passado dia 22.

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