sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Atrações da Feira do Século

 Além das artes e tradições também os utensílios e artefactos das profissões merecem proteção e divulgação. Todos são aspetos do património cultural, valiosos, que não se produzem mais e que são capazes de gerar atração e transmitir valores civilizacionais.

Chegou hoje à Frutuária - Parque das Tílias - o cilindro que lhe pertence e que foi resgatado a um montão de pedras e silvas onde se encontrava oculto e esquecido há largos anos.

Sobre ele elaboramos uma primeira nota informativa que o apresentará aos visitantes mais curiosos da  Feira do século. Mas há mais!..




Cilindro de pedra

Descrição breve
Grande bloco cilíndrico de pedra, com eixo que permitia ser puxado por animais de tração (bois ou mulas). Era utilizado na compactação e alisamento das estradas de macadame — vias feitas de camadas de pedra britada e saibro — garantindo maior firmeza e durabilidade ao piso. Terá sido usado, no Parque das Tílias e na grande rede de estradas construídas, no século XIX, por ação do Conde de Castelo de Paiva, Martinho Pinto de Miranda Montenegro.

Nota etnográfica:
Este objeto ilustra a forma como as comunidades rurais participaram ativamente na construção e manutenção das infraestruturas viárias antes da mecanização. O cilindro de pedra é testemunho de um tempo em que o trabalho coletivo, muitas vezes organizado em regime de entreajuda ou por incumbência municipal, assegurava a transitabilidade das estradas, essenciais para o comércio, a circulação de pessoas e a ligação entre aldeias. A sua materialidade robusta reflete a engenhosidade prática, mas também a permanência de métodos tradicionais que marcaram a paisagem e a vida quotidiana.

ADEP 2025














Martinho Rocha


1 comentário:

ADEP disse...

Merece ficar associado a esta nota de primeira apresentação o nosso agradecimento pelos cuidados e trabalhos, que dedicou a este assunto Carlos Maurício, pois que sem isso não teríamos localizado esta interessante peça do nosso património móvel industrial.