
quarta-feira, 27 de julho de 2011
GRANDE ESPADELADA DE LINHO NO PARQUE DAS TÍLIAS

sábado, 23 de julho de 2011
terça-feira, 19 de julho de 2011
A tradição da malha do centeio
sábado, 16 de julho de 2011
"O Segredo da Terra"
Foram recebidos para a nossa Biblioteca os n.ºs 28, 29, 30 e 31 da Revista ”O Segredo da Terra” – publicação semestral da responsabilidade da "Edibio, Edições Limitada", por oferta pessoal do seu Director o nosso amigo e conterrâneo Eng.º António Strecht.
Trata-se de uma publicação que aborda temas, da nossa agricultura biológica de âmbito nacional, legislação e estudos, desenvolvidos pelos seus muitos colaboradores, demonstrando o elevado valor do nosso património vegetal e ensinando práticas de sustentabilidade.
Um trabalho que aponta caminhos e apresenta atitudes e saberes para os tempos difíceis que atravessamos. As variedades regionais, as potencialidades do nosso clima, as sementes, os métodos de viveiro e de combate às pragas são temas profusamente tratados.
Como desejamos conhecer e conservar no Parque das Tílias as variedades regionais, de maçã, cereja e videira, temos desenvolvido algum trabalho de campo recorrendo à recolha de saberes e plantas, efectuando enxertos e plantações e vemos assim nesta publicação um auxiliar muito valioso. O nosso muito obrigado.
domingo, 10 de julho de 2011
Faleceu Augusto Gomes dos Santos
Teve um papel fundamental no apoio aos Grupos folclore, (a convite da ADEP esteve duas vezes em Castelo de Paiva) tendo com eles iniciado um trabalho de formação e orientação para a pesquisa e recolha de folclore e etnografia, de modo a melhorar a autenticidade das suas representações, nomeadamente com a realização de Encontros, Colóquios e Jornadas de Folclore.
sábado, 9 de julho de 2011
Oferta de réplica de torno!Vamos dar à peanha ?...

domingo, 3 de julho de 2011
- São romãs, senhores, são romãs!

Conta-se que um dia ilustres representantes autárquicos não terão conseguido dizer a um visitante qual o fruto que decora o brazão do nosso concelho... E não nos admirará muito, pois o fruto, hoje pouco, se vê.
E, afinal, é bem distinto. É a romã, senhores !
Nós também não sabemos se a escolha se ficou a dever à abundância destas árvores no concelho, à influência judaica ou árabe, se à tradição católica ou romana.
sábado, 2 de julho de 2011
Na Feira do Vinho, já se ripou linho!

É verdade, na Feira deste ano já se ripou linho!