sábado, 18 de janeiro de 2014

Castelo de Paiva e o Palácio de Cristal

Nós - Castelo de Paiva- também aí estivemos em 1904. O edifício foi construído para a primeira exposição internacional. Antes de ter atingido a idade de um século foi demolido !
A manteiga da Frutuária recebe aí uma medalha de Ouro; mas já em 1879, Martinho Pinto de Miranda Montenegro, o Conde de Castelo de Paiva aí recebe uma medalha de prata por "um conjunto de maças de sobre-mesa". E antes disso, noutros locais, (também pela mesma mão) os nossos vinhos verdes, azeite, cereais e horticolas, receberam honrosas distinções, o que também não é novidade dado o intenso comércio que sempre estabelecemos - via barco rabelo - com o mercado da Ribeira no Porto. 
Quando defendemos que os nossos locais de memória (Boavista, Frutuária, Serrada e Gondim, Minas do Pejão, temática do Douro e rabelo, etc), se estudados, preservados e divulgados, podem ser alavancas para o nosso desenvolvimento, não inventamos nada...É que estes valores efetivamente existem...nem sempre conhecidos e bem tratados... (texto e foto de Martinho Rocha)

Sem comentários: