quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PONTE DE PEDORIDO: VAMOS CLASSIFICÁ-LA COMO MONUMENTO ?


DESDE JÁ  DAMOS NOTA DOS OBJECTIVOS E DAS RAZÕES QUE ENUNCIAMOS PARA ESTE  PEDIDO DE CLASSIFICAÇÃO (PONTE RODO-FERROVIÁRIA DE PEDORIDO, CASTELO DE PAIVA)

Objetivos (para o pedido de classificação)

O presente processo que enquadra o pedido de classificação em Monumento de Interesse Público, consubstancia-se nos objetivos que a seguir se apresentam:
. Garantir que qualquer intervenção futura no imóvel não ponha em causa a sua existência, bem como as suas caraterísticas originais;
. Possibilitar a manutenção de condições de utilização do imóvel de que se requere classificação;
. Permitir garantir viabilidade de enquadramento do imóvel em futura estrutura museológica do couto mineiro do Pejão;
. Dignificar o imóvel face ao papel que teve na economia local e regional;
. Possibilitar a salvaguarda do imóvel enquanto património classificado;
. Salvaguardar o passado e o presente para memória futura;
. Salvaguardar o património mineiro da região e do País;
. Salvaguardar o património paisagístico;
. Divulgar o património da região;
. Manter viva a memória dos tempos idos de utilização de referida ponte na sua vertente rodoviária e na sua vertente ferroviária.

Razões

A recuperação, valorização e dignificação deste imóvel que as gentes desta região consideram   como um “monumento” à sua história, são necessárias, são urgentes, e fazem sentido.
A recuperação e preservação futura desta ponte são atitudes a que o poder público não se poderá furtar sob pena de trair a confiança da população e o seu sentimento de pertença a uma história e a uma região.
O serviço público a que estão obrigados os órgãos públicos e as representações do Estado passa também por legar aos vindouros as suas joias, testemunhos e memórias de gente laboriosa, empreendedora e solidária que entretanto viveu noutros tempos.


Sem comentários: