terça-feira, 1 de maio de 2018

Ler à segunda feira de manhã, é na ADEP!

Ler à segunda feira de manhã, é na ADEP!


Graças à disponibilidade demonstrada pelo nosso amigo Fernando Damas o espaço Biblioteca da ADEP "Manuel Afonso da Silva" vai voltar a estar aberto.

Fica por conta dos nossos associados, amigos e população em geral dar-lhe o merecido uso, "gratificar"  assim este contributo voluntário que é jus realçar!
E se outros dias ou momentos forem os preferidos, também temos estado disponíveis. Paralelamente continuamos a convidar voluntários para guias, vigilantes, animadores, fazedores de iniciativas, seja para o parque seja para outras valências da nossa actividade!
               
                         - - - - - - - o   o   o       O O O     o o o - - - - - - - - -

O texto que se segue dava nota em 08-06-2008, dos esforços de Domingos Quintas Moreira para manter aberto e minimamente organizado o nosso espaço de Biblioteca, colaboração que veio a prestar meritória e desinteressadamente -não fosse o seu amor aos livros e a dedicação à ADEP, enquanto a saúde lho permitiu. Neste momento é justo e oportuno agradecer o exemplo dado: obrigado Domingos Quintas!


Biblioteca MANUEL AFONSO DA SILVA

Assim passará a designar-se o espaço de Biblioteca da ADEP, que reune inumera documentação histórico-arqueológica e etnográfica da região, além de todos os números dos diversos jornais regionais, alguns deles, encadernados e oferecidos por Manuel Afonso da Silva. De referir títulos actuais, que nos continuam a ser disponibilizados como o TVS e o Miradouro e antigos como o Terras de Paiva, O Pejão, O Defensor e a Gazeta de Paiva (cujo 1.º número data de 1894 !)
No mesmo espaço vai passar a estar uma antiga máquina de impressão dos primeiros números do Miradouro, também ela oferecida por Manuel Afonso da Silva e que tem vindo a ser utilizada para demonstração pelo seu funcionário e nosso associado João Vieira.
Com este gesto de homenagem a ADEP pretende reconhecer publicamente o contributo deste seu associado cuja vida profissional esteve sempre ligada à escrita como forma de proporcionar a notícia das preocupações e dos anseios das populações.
Este espaço que vai voltar a estar disponivel para consulta, graças à disponibilidade de Domingos Quintas Moreira, contém ainda imensa documentação temática como o Foral de Paiva, A Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, obras e textos de autores que nos são próximos como, Barão de Castelo de Paiva, Caetano de Oliveira, Guido Monterey, Inácio Pignattelli, João Salema, José Adriano Freitas Carvalho, Lixa Filgueiras, Papiniano Carlos, etc. , etc.. reunidas por nós ao longo dos anos.
Não comparamos este nosso espaço com as bibliotecas de Mafra, Joanina de Coimbra, ou de Alexandria, mas ainda assim considerámo-lo dotado de muita informação que não existe noutros espaços. Um local onde podem encontrar-se pérolas do nosso jornalismo regional, sempre actuais, como: "GATUNOS - Ultimamente os gatunos tem feito limpeza às capoeiras. Não se poderá saber quem gosta de comer frangãos e gallinhas à custa alheia ? " - in "A Gazeta de Paiva" de Outubro de 1894.

Sem comentários: